segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Repelentes de insetos - qual a diferença e qual escolher



Uma preocupação comum no consultório são as picadas de mosquitos, que aumentam nos períodos mais quentes e chuvosos, e que podem transmitir doenças - dengue, zika, chicungunya, zika, febre amarela, malária, leishmaniose etc, causar lesões na pele que coçam ou alergias.

Então, vamos a algumas dicas de prevenção a picadas de mosquitos para adultos e crianças:

- Procure usar meias e roupas compridas, largas e claras ao fazer trilhas ou frequentar ambientes com insetos.

- Evite perfumes. 
Use sabonetes, desodorantes e cremes neutros. Fragrâncias florais podem atrair insetos.

- Existem vários repelentes disponíveis no Brasil, e os que apresentam maior ação repelente são os que contêm o DEET ou a Icaridina. 

- Aplique o repelente de insetos nas áreas expostas, e não embaixo da roupa. O repelente evapora e forma uma nuvem sobre a pele de 4 cm, necessária para sua eficácia. Por isso que passar na pele e cobrir com a roupa não faz sentido. 

- Quanto mais quente e úmido, como na praia, maior a chance de picadas. Nessa situação, repasse o repelente com mais frequência, mas de acordo com o limite recomendado pelo fabricante, o princípio ativo e a idade. No caso de repelentes com DEET, opte pelo de maior concentração, pois tem maior durabilidade, e evite mais do que 3 aplicações ao dia. Repelentes com Icaridina podem ser reaplicados a cada 5-10 horas. 

- Para crianças, é preciso estar atento ao tipo de repelente. Segundo a Environmental Protection Agency (EPA), são recomendados os seguintes para as crianças: N-dietilo-3,metilo benzamida (DEET); Icaridina (chamada também de picaridina ou KBR3023); Ethylbutylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR3535). 

- Para aplicar na criança, o melhor é o adulto por uma quantidade do produto nas mãos e depois passar na pele exposta da criança, evitando área dos olhos, mucosas do nariz e da boca. Veja aqui as orientações para cada faixa etária:

    # menores de 2 meses - não devem usar repelentes tópicos; usar medidas físicas (roupas, mosquiteiros)
    # 3 meses a 1 ano - avaliar risco x benefício, porque são poucos os estudos da segurança dos repelentes nessa idade; usar apenas uma vez ao dia 
    # 1 a 12 anos - reaplicar o repelente até duas vezes ao dia 

- Outros componentes de repelentes não devem ser usados em crianças menores de 3 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria: óleo de lemon eucalipto (p-menthane-3,8-diol); versão sintética dos óleos de limão e eucalipto (para-mentano-diol); versão sintética extraída do óleo da arruda ou do tomate selvagem (methyl nonyl ketone 2-undecanone) 

- Repelentes à base de óleo de citronela e andiroba possuem tempo de ação muito curto, menos de 1 hora de proteção

- Gestantes podem usar com segurança repelentes com DEET, icaridina ou IR3535 (este dura menos)

- Certos tipos de repelentes podem ser aplicados nas roupas, nos mosquiteiros e nas telas de proteção. Alguns mosquiteiros vêm com inseticidas na malha (permetrina ou deltametrina); esses produtos também podem ser aplicados nas roupas, com ação interessante para carrapatos

- O protetor solar deve ser aplicado antes do repelente (20 minutos). O DEET pode diminuir o efeito do protetor solar. Fiquem atentos! Após molhar a pele ou muita transpiração, reaplique o repelente

- Tomar vitamina do complexo B e cápsulas de alho não tem efeito comprovado na prevenção de picadas. Repelentes ultrassônicos e pulseiras com DEET são pouco eficazes.

- Algumas opções de repelentes, faixa etária indicada, princípio ativo e duração da ação (dados dos sites dos fabricantes):

Loção antimosquito Johnson´s baby > 6 meses; IR3535; até 4 horas

Exposis bebê  > 3meses; icaridina 10%; até 6h de proteção
Exposis infantil  > 6 meses; icaridina 20%; até 10h de proteção
Exposis adulto > 12 anos; icaridina 25%; até 10h de proteção

Off Baby > 3 meses; icaridina 10%; até 6h de proteção

Off kids loção > 2 anos; DEET 7,10%; até 4h de proteção

Off family  spray > 2 anos; DEET 6,65%; até 4h de proteção
Off family loção > 2 anos; DEET 7,79%; até 4h de proteção
Off family aerossol > 12 anos; DEET 15%; até 6h de proteção

Off longa duração spray > 12 anos; DEET 25%; até 10h de proteção
Off longa duração loção > 12 anos; DEET 25%; até 10h de proteção
Off longa duração aerossol > 12 anos; DEET 25%; até 10h de proteção

Assim, fica interessante, para bebês > 3 meses o Exposis bebê ou Off Baby (embora prefira indicar o uso de repelentes em situações extremas); para crianças, o Exposis infantil; e para crianças maiores de 12 anos e adultos, Exposis adulto ou Off longa duração

Após esses cuidados, curtam esse período gostoso, livres das picadas! E usem o protetor solar com frequência!

Giselle Barros 
CRM 126424


Fonte:
  • Stefani Germana Pimentel, Pastorino Antonio Carlos, Castro Ana Paula B. M., Fomin Angela Bueno F., Jacob Cristina Miuki A.. Repelentes de insetos: recomendações para uso em crianças. Rev. paul. pediatr.  [serial on the Internet]. 2009  Mar [cited  2013  Dec  02] ;  27( 1 ): 81-89. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822009000100013&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822009000100013
  • https://aps.bvs.br/aps/quais-repelentes-podem-ser-utilizados-por-gestantes-e-qual-o-modo-de-uso/
  • https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/dc-de-dermatologia-publica-documento-sobre-repelentes-e-medidas-protetoras-contra-insetos/




Nenhum comentário:

Postar um comentário