domingo, 25 de maio de 2014

Será furúnculo ou "berne"?


Vocês já ouviram falar desse bichinho aí de cima?

Ele é popularmente chamado de "berne".

Essa criatura é uma larva de mosca (varejeira ou tumbu) que pode penetrar na pele e causar uma lesão parecida com furúnculo.

É comum em quem frequenta sítios, fazendas ou visita áreas próximas a pasto.

Existem duas teorias para a penetração dessa larva na pele. Uma, é que a mosca deposita seus ovos no mosquito e esse, ao picar a pele, favorece que a larva penetre na pele humana. Nesses casos, as lesões são em áreas expostas a picadas, inclusive no couro cabeludo. A outra teoria, é que a mosca deposita seus ovos nas roupas estendidas no varal ou na areia. Ao vestir essas roupas ou deitar na areia, a larva entra em contato com a pele e penetra, causando lesões em áreas cobertas.

A larva vai se desenvolvendo dentro da pele humana por várias semanas (5-10 semanas), gera uma resposta inflamatória do organismo, formando um nódulo ("caroço") avermelhado, com um orifício central, por onde a larva respira e mina uma "águinha". Essa lesão é parecida com o furúnculo. Após esse período, a larva sai da pele e inicia no solo a próxima fase de desenvolvimento até virar a mosca adulta. Antes de estudar essa doença, imaginava que a larva se transformava em mosca na pele e dela saía voando, mas não é assim! :)

O tratamento é cirúrgico. Aplica-se anestesia e se retira a larva com uma pinça. Exitem relatos de ocluir o orifício com um toucinho ou bacon, o que faria a larva sair em busca de respirar. Mas nunca recomendei esse tratamento. :) Também pode ser usado um medicamento, tomado por via oral.

Algumas vezes avaliei pacientes vistos por outros colegas, que prescreveram antibiótico pensando em furúnculo, mas na verdade a alteração na pele era causada pela larva, ou "berne". O s antibióticos são indicados em caso de infecção secundária na pele com a larva.

Portanto, fiquem atentos! Caso façam um passeio rural e notem dias depois uma lesão parecida com furúnculo, consulte um dermatologista para ter o diagnóstico correto.

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário