segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Efeitos dos anabolizantes no organismo e na pele


Já atendi alguns pacientes, homens e mulheres, que se renderam ao uso inadequado de medicamentos anabolizantes para ganho muscular rápido e que, semanas depois, desenvolveram muitas lesões de acne ("espinhas") no rosto e no tronco.

Convidei a Dra Fabiana Teixeira, endocrinologista em Campinas, para nos falar um pouco sobre os anabolizantes e seus principais efeitos na saúde. Está bem interessante! Vale a leitura!

"Os esteróides anabolizantes androgênicos, geralmente conhecidos apenas pelo nome anabolizantes, são substâncias sintéticas semelhantes ao hormônio masculino testosterona. Tal hormônio tem dois efeitos naturais no organismo:

- Androgênico: Promove o aparecimento das características sexuais masculinas.
- Anabólico: Promove o desenvolvimento de massa muscular e sua recuperação, diminuição de gordura corporal e ainda aumento de força e velocidade.

Os esteroides anabolizantes foram concebidos de forma a terem um maior efeito anabólico, minimizando ao máximo os efeitos colaterais relacionados ao desenvolvimento sexual. No entanto, ainda não se conseguiu desenvolver uma droga que tenha apenas o efeito anabólico, e aí está um dos problemas dos esteroides anabolizantes.

Os esteroides anabolizantes mais conhecidos são: Nandrolona (Deca Durabolin), Estanozolol (Winstrol), Oximetolona (Anadrol-50), Dihidrotestosterona (DHT), Oxandrolona (Anavar) e a Metiltestosterona.

Efeitos  neurológicos dos anabolizantes:
Estimula o sistema nervoso central, deixando a pessoa mais agitada.
. • Efeitos colaterais: O uso constante pode alterar o humor. Alguns pesquisadores acreditam que a droga aumenta a agressividade.

Efeitos dos anabolizantes na voz: 
As substâncias engrossam as cordas vocais, o que torna a voz mais grave.
 • Ef colaterais: A interrupção do uso faz o efeito regredir, porém pode não ocorrer totalmente.

 Efeitos dos anabolizantes nos músculos:
Acelera a síntese de proteínas que formam os músculos, aumentando a quantidade de fibras musculares, o que faz com que o usuário possa suportar cargas maiores de exercícios e de peso. A droga também acelera o metabolismo e aumenta a capacidade de recuperação de tecidos.

Efeitos dos anabolizantes no coração: 
Como músculo, o coração está sujeito a aumentar de tamanho pela ação do anabolizante. Mas nem por isso fica mais forte.
• Ef. colaterais: Taquicardia. O uso a longo prazo pode predispor desenvolvimento de hipertensão arterial e cardiopatias hipertróficas (doenças do coração).

Efeitos dos anabolizantes nas mamas:
Parte dos anabolizantes circulantes no sangue pode ser convertida em um tipo de estrógeno, um hormônio feminino.
• Ef. colaterais: O aumento do estrógeno no organismo masculino leva ao desenvolvimento de mama em homens (ginecomastia).

Efeitos dos anabolizantes no colesterol:
Aumento dos níveis de colesterol em circulação. (eleva o LDL - colesterol "ruim" - e diminui o HDL - colesterol "bom") 
• Ef. colaterais: A deposição de colesterol nas artérias favorece o surgimento de problemas circulatórios e cardíacos. 

Efeitos dos anabolizantes no fígado: 
Os esteróides agem de forma semelhante ao álcool, destruindo as células do fígado. O uso prolongado de doses elevadas podem provocar um tipo de hepatite tóxica e outros problemas, como a formação de nódulos, tumores e esteatose (degeneração gordurosa). O efeito pode ser reversível, desde que pare a tempo. Os sinais da mudança costumam aparecer de 7 a 15 dias, e complicações mais sérias podem aparecer depois de 2 anos de uso.

Efeitos dos anabolizantes nos rins:
 Aumenta a retenção hídrica para fornecer às células a quantidade de nitrogênio exigida para se fabricar mais massa muscular, podendo levar à diminuição do volume urinário logo nos primeiros dias de uso.
 • Ef. colaterais: A retenção do líquido cria uma aparência de inchaço. O aumento da retenção de água no organismo pode levar ao aumento da pressão arterial de forma aguda.

Efeitos dos anabolizantes na sexualidade masculina:
 Os anabolizantes tanto podem aumentar como diminuir o desejo sexual. O mais comum é o aumento após 7 a 10 dias. Também podem levar a atrofia testicular (diminuição do testículo) secundária à redução dos níveis de LH hipofisários, diminuindo consequentemente a produção endógena de testosterona e espermatozoides.
 • Ef. colaterais: Os usuários crônicos costumam apresentar baixa libido, sendo bastante comuns também problemas de ereção (impotência sexual). A esterilidade também pode ocorrer, sendo o risco maior com o uso prolongado. Esses efeitos colaterais costumam ser temporários e regredir algumas semanas após a interrupção dos mesmos.

Efeitos dos anabolizantes nos pelos e cabelos:
Os anabolizantes funcionam como combustível para a raiz dos pelos no púbis e nas axilas.
 • Ef. colaterais: Embora estimule o crescimento de pelos no tronco, os anabolizantes apressam a queda dos cabelos em pessoas com tendências hereditária à calvície.

Efeitos dos anabolizantes na pele:
 As glândulas sebáceas são estimuladas e passam a produzir maiores quantidades da secreção que lubrifica e protege a pele.
 • Ef. colaterais: Após  7 a 15 dias de uso, há surgimento de espinhas no rosto, no peito e nas costas. A pele fica mais espessa.

Efeitos dos anabolizantes no sexo feminino:
 Os efeitos colaterais nas mulheres incluem aumento de pelos no corpo, voz grossa (disfonia vocal), aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana), e reduz temporariamente os ciclos menstruais. Quando tomadas durante a gravidez, estas drogas podem afetar o desenvolvimento do feto, principalmente causando o desenvolvimento de características masculinas no feto do sexo feminino.

Efeitos dos anabolizantes na adolescência:
Existem também uma série de efeitos colaterais graves que podem ocorrer se os adolescentes usarem estas drogas. Por exemplo, os esteróides podem prematuramente parar o alongamento dos ossos (fusão epifisária precoce), resultando em diminuição da estatura final.
Existem outros efeitos que incluem, mas não estão limitados a, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração da ereção, desenvolvimento sexual precoce, acne."

Esses medicamentos devem ser usados sob orientação médica para determinados problemas de saúde. O uso com fins estéticos é desaconselhado porque os efeitos colaterais não compensam os "benefícios". Fiquem ligados!

Fabiana de Araújo Teixeira 
CRM 125265
Clinica Symco, 
R. Cel. Quirino, 1483, Cambuí, Campinas
Tel 32556764

Nenhum comentário:

Postar um comentário