segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dermatite atópica - cuidados necessários para a criança e o adulto


A dermatite atópica é uma doença da pele que dá lesões no corpo que podem ser avermelhadas, úmidas ou ressecadas, com coceira. Cursa com períodos de melhora e de piora. Pode ser vista na criança, desde a fase da lactação, até à vida adulta, quando tende a desaparecer.

Comumente, afeta a região anterior dos cotovelos, a parte posterior dos joelhos, o pescoço e as pálpebras. Pode ocorrer também no dorso dos pés e das mãos e na ponta dos dedos.

Em geral, a dermatite atópica tem relação com alergias respiratórias (rinite, asma - "bronquite") apresentadas pelo paciente ou pelos pais.Manter o ambiente de convívio limpo, sem poeira e com umidificação é importante.

A pele é mais seca e intolerante a agentes do ambiente, como roupas sintéticas, lã, amaciantes e ácaros. Deve-se optar pelas roupas de algodão. O frio e o calor excessivo podem irritar a pele.

E a pele ressecada coça! A hidratação com cremes após o banho e durante o dia é fundamental. O banho deve ser rápido (até 5 minutos!) e morno. Quando a pele está muito irritada, aconselha-se usar o sabonete apenas nas partes essenciais. Não usar bucha!

O estresse emocional e infecções bacterianas na pele podem agravar o quadro.

Se os cuidados acima são seguidos e não há melhora, deve-se consultar o dermatologista, que orientará tratamentos com cremes e medicamentos para tentar reduzir a coceira e melhorar as alterações na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário