quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Vou fazer quimioterapia. Quais os cuidados devo ter com a pele?"



Um turbilhão de coisas novas surge na nossa vida quando recebemos o diagnóstico de câncer. São mudanças em todos os aspectos - pessoal, emocional, profissional e no corpo. Não é uma fase fácil, mas a gente precisa encarar, e da melhor maneira possível! Venho nessa luta também!

Durante a quimioterapia, é preciso redobrar os cuidados com a pele, os cabelos, o couro cabeludo e as unhas.

Vamos a algumas orientações, da cabeça aos pés:

- Cabelos: há medicamentos que levam à queda (alopecia) completa dos cabelos e outros não. Quando os cabelos caem, é importante proteger o couro cabeludo, que fica exposto ao sol. Se você opta pela "carequinha", lembre-se de usar o protetor solar FPS 30 ou maior ao sair de casa. Chapéus, boinas, lenços e perucas ajudam na proteção solar, além de contribuirem para seu charme e estilo de se vestir (use e abuse de cada acessório e das cores!). As perucas podem ser de fios naturais ou sintéticos, a escolha depende de seu gosto e poder aquisitivo (as de cabelos naturais são uma delícia ao toque, mas bem mais caras!). Cuidado com o uso de adesivo no couro cabeludo para fixar a peruca, pois pode irritar a pele. Não gosto da idéia de manter a peruca colada, tomar banho ou entrar na piscina ou no mar com a peruca fixa no couro cabeludo e assim ficar por 15dias. A higiene adequada do couro cabeludo é importante.

- Sobrancelhas e cílios: quando caem durante o tratamento, pode-se usar maquiagem. Lápis para olhos e lápis ou sombra para sobrancelhas ajudam muito. Procure a orientação de um maquiador. Uma maquiagem simples dá uma boa levantada na auto-estima! O uso de cílios postiços é uma idéia, mas se deve ter cuidado com a frequência para evitar irritação nas pálpebras causadas pela cola.

- Rosto e corpo: hidrate-se! Beba muito líquido e passe creme hidratante no rosto e no corpo para evitar o ressecamento da pele, comum durante a quimioterapia. Use protetor solar com FPS 30 ou maior nas áreas expostas ao sol e se lembre de repassar ao longo do dia. Roupas também servem como proteção. Alguns medicamentos podem escurecer a pele ou deixá-la sensível ao sol. Durante a quimioterapia, a pele pode ficar mais sensível e não tolerar produtos que você sempre usou. Consulte o dermatologista se perceber maiores alterações na pele.

- Unhas: as cutículas não devem ser retiradas durante o tratamento e nem se deve compartilhar material de manicure/pedicure. As unhas podem ficar quebradiças ou sofrer alterações na cor. Use creme hidratante nas mãos e nos pés. Alguns quimioterápicos predispõem à inflamação ao redor das unhas e ao descolamento. Consulte o dermatologista se observar essas alterações. Evite sapatos apertados ou calçados inadequados ao fazer esporte. Quanto a pintar as unhas com esmalte, é interessante perguntar ao seu oncologista. Se possível, não fique com as unhas pintadas por muitos dias, pois isso pode mascarar alguma anormalidade e retardar o diagnóstico. Nessa fase, sua defesa está debilitada e não se pode dar
espaço para germes oportunistas.


Cuide da alimentação! É comum haver mudança no apetite e no paladar, mas tente seguir uma rotina alimentar orientada pelo nutricionista. Faz bem para a pele e para sua imunidade.

Cerque-se dos hábitos saudáveis que lhe dão prazer e desfrute do carinho dos amigos e da família. Faz muito bem para a pele e para sua imunidade!

Gosto de lembrar aquela música do Lenine: "Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma / Mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma / Eu sei, a vida não para / A vida não para não... / ... A vida é tão rara / Tão rara..."

Sigamos em frente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário