sexta-feira, 24 de maio de 2013

Por que o inverno é uma boa época para fazer peeling e laser?


Quando chega o frio, aumenta a procura por procedimentos estéticos. Mas por que o outono/inverno é uma boa época para isso?

Vou explicar em relação a cada procedimento:

1. Peeling químico

Quando a pele é submetida ao peeling químico, as camadas mais superficiais são removidas e a pele fica sensível aos agentes externos, à radiação ultravioleta. Caso venha a ser exposta ao sol, sem proteção, tende a ficar mais vermelha e manchar. Além disso, o calor pode incomodar.

2. Laser para diminuir pelos

Durante o tratamento de depilação a laser a recomendação é: "não faça quando a pele estiver bronzeada!". Por quê? Porque o alvo do laser para tratamento de pelos é a melanina. A energia do laser é absorvida pela melanina do pelo e esse aquecimento destrói as células que dão origem ao pelo. Por isso que os pelos mais escuros e mais grossos são os que vão embora mais facilmente com essa técnica. E quando tomamos banho-de-sol, a pele produz o quê? Melanina. Por isso, quando se aplica laser na pele bronzeada, a energia vai para a melanina do pelo, mas também para a da pele. Esse aquecimento na pele pode causar manchas e até queimadura (bolhas!). No outono/inverno, com a pele mais clara, sem "bronze", pode-se fazer a aplicação de laser para pelos de forma mais segura.

3. Luz Intensa Pulsada (LIP)

O mesmo raciocínio se aplica aos tratamentos com luz intensa pulsada. Essa técnica é utilizada para tratamento de pelos, vasinhos, manchas e rejuvenescimento. A energia emitida pelos aparelhos de LIP também é absorvida pela melanina. E a pele bronzeada pode sofrer os mesmos danos comentados acima com o tratamento a laser. Mais uma técnica mais tranquila de se fazer no período mais frio do ano.

4. Laser para estrias, cicatrizes e rugas

Para o tratamento dessas alterações, em geral, utiliza-se o laser ablativo fracionado, com objetivo de gerar uma agressão mais profunda na pele para o estímulo do colágeno. O calor provocado pela energia do laser deixa a pele mais avermelhada, sensível e com ardor nas primeiras horas. Em dias mais quentes o paciente pode sentir mais incômodo. Como é um tratamento mais agressivo à pele, não pode haver exposição ao sol porque o risco de ter escurecimento do local tratado e manchas é alto. Fazer esse procedimento no outono/inverno é mais seguro e agradável para o paciente.

E quem mora onde há Sol o ano inteiro? É contra-indicado fazer esses procedimentos? Não. Mas os cuidados devem ser redobrados! Deve-se fazer a proteção solar com filtro, roupas, chapéus, luvas e evitar o Sol ao máximo durante o tratamento, sempre com o acompanhamento e orientação do dermatologista.

Outra vantagem de fazer os tratamentos estéticos no outono / inverno: chegar no verão com a pele cuidada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário