quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aviso aos viajantes: alguns insetos em hotéis podem causar bolinhas vermelhas na pele!




Viajar é maravilhoso! Mas às vezes não trazemos apenas boas recordações dos lugares onde passamos... E uma coisa chata que pode acontecer é o surgimento de lesões inchadas e vermelhas na pele, com coceira, após ter sido picado por "bed bugs" - percevejos de cama.

Esses percevejos ficam escondidos em frestas de paredes, colchão, móveis de madeira e rodapés, entre outros lugares, e saem preferencialmente à noite para se alimentar de sangue humano. Se aproveitam de áreas expostas na pele e ali injetam sua parte bucal em busca dos capilares sanguíneos, sem causar desconforto. Sua saliva pode causar alergia na pele e o desenvolvimento de bolinhas vermelhas com coceira, que podem estar próximas umas às outras formando um cordão, por onde o bichinho passou e se alimentou.

Mas as picadas desses percevejos transmitem doença? Não está comprovado cientificamente ainda. Existem estudos que mostram que esses insetos podem abrigar alguns vírus, bactérias e protozoários. O vírus da Hepatite B pode persistir por semanas nesses percevejos, que seriam considerados fontes de transmissão em potencial.

Dá uma aflição pensar nessas picadas, né? Mas já atendi alguns pacientes com lesões sugestivas desses percevejos, Cimex lectularius, que haviam viajado aos Estados Unidos. Quando fui à Nova Iorque há 1 ano, tal era o meu receio de sofrer essas picadas. Ao consultar opinões acerca de hotéis para hospedagem no site "Trip Advisor", verifiquei que alguns usuários compartilharam essas picadas por bed bugs após terem ficado em determinados hotéis.

O aumento da infestação urbana por esses percejevos nos EUA nas últimas décadas tem motivado medidas de controle da infestação, bem como na Europa e na Austrália. E os bichinhos não existem apenas "no estrangeiro" não! No Brasil, também existem percevejos de cama e devemos ficar atentos a eles nas nossas casas, nos estabelecimentos comerciais e nos hotéis.

Enquanto isso, fica a dica para avaliar o local onde você ficará hospedado (os relatos de outras pessoas ajudam!) e consultar um dermatologista caso se notem lesões na pele após a viagem.

Fonte:
- Os Cimicídeos e sua importância em Saúde Pública. Rev. Saúde Pública vol.24 suppl.0 São Paulo 1990
- Cimex lectularius. Dermatology Online Journal 5(1):6
- http://en.wikipedia.org/wiki/Bed_bug
- http://www.cdc.gov/nceh/ehs/Publications/Bed_Bugs_CDC-EPA_Statement.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário