domingo, 14 de abril de 2013

Criolipólise - uma nova opção para tratar a gordurinha localizada



Como alguns pacientes vêm me questionando sobre essa novidade, resolvi escrever um pouco sobre o tema.

A criolipólise é o tratamento da gordura localizada através do congelamento. As células de gordura ficam sob temperatura de até -10oC por alguns minutos (dependendo da área, 45min a 1 hora) e isso leva à morte celular.

A região a ser tratada, como o pneuzinho da barriga, por exemplo, é sugada por uma ponteira que resfria a pele - incluindo a gordura daquele local. Após o tempo de procedimento, consegue-se identificar bem a área submetida ao resfriamento, que fica mais endurecida (congelada) e vermelha. Em poucos minutos, a pele vai voltando à temperatura normal e fica inchada por alguns dias. Pode ficar roxa, dependendo da quantidade de gordura e da área trabalhada na sessão. Pode-se sentir dormência na pele, que regride após alguns dias. Após 2-3 meses, com a remodelação do tecido subcutâneo, consegue-se observar redução da gordura em até 20-25%, segundo alguns trabalhos científicos. É um procedimento pouco doloroso e não necessita de anestesia ou sedação.

Esse tratamento surge como opção à cirurgia de lipoaspiração nas pessoas que querem reduzir a gordura localizada e não desejam se submeter a um ato cirúrgico sob anestesia. O resultado é melhor para quem faz exercício físico, segue uma dieta saudável e se incomoda com aquele excesso de gordura localizado, difícil de sumir. Se após a primeira sessão não se obtiver o resultado desejado, pode-se submeter a um novo tratamento no mesmo local, num intervalo de 6-8 semanas.

Quem tem urticária ao frio (um tipo de "alergia") ou outras doenças desencadeadas pelo frio (crioglobulinemia, por exemplo), cicatrizes ou hérnias no local em que deseja fazer o tratamento ou está grávida não pode fazer esse procedimento.

Tudo o que é novo merece ser avaliado com cautela. E na busca de tentar soluções para a gordura localizada e a celulite, a cada dia surgem mais opções. Mas nada é milagroso, gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário