quinta-feira, 29 de março de 2012

Bolhinhas d'água nas mãos e nos pés - saiba o que pode ser


Tenho visto muitos casos no consultório de bolhinhas na borda das mãos e dos pés, ou em alguns dedos, que podem coçar e descamar. Isso pode ser disidrose.

Não se sabe ao certo a causa, mas existem pessoas predispostas a esse problema, que pode ir e voltar. No verão ele é mais comum, por conta do aumento do suor, que parece interferir na formação e irritação das bolhinhas na pele.

Tem pessoas que não apresentam a vesícula a olho nu, mas percebem áreas arredondadas de descamação nas palmas ou plantas dos pés. E já ouvi gente achando que isso reflete "problema no fígado" ou no "ácido úrico do sangue", mas não tem nada a ver!

Algumas condições pioram, como o estresse emocional, o calor, o contato com produtos irritantes - detergente de cozinha, sabões, álcool gel, sabonetes. Por isso, usem luvas nas atividades domésticas!

O tratamento da disidrose se faz com o uso de hidratantes, de calçados mais arejados no verão, banhos refrescantes, sabonete neutro para a higiene das mãos, afastamento do contato com o que irrita a pele (usar luvas ao lavar louças, como falei acima) e cremes à base de corticóides, sob orientação médica. Quando as lesões infeccionam, usam-se antibióticos.

Mas essas bolhinhas e a descamação podem ser de outra causa, que não a disidrose. Podem ser alergia, reação a algum medicamento ou mesmo micose.

Por isso, na dúvida, consulte o dermatologista para o diagnóstico correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário