quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O que fazer com cravos e espinhas no verão?


Estamos no verão e é muito comum a piora da oleosidade da pele, de cravos e espinhas. Vamos a algumas dicas de como cuidar disso:

1. Usar sabonete para controlar a oleosidade – existem opções com ácido salicílico. Aqueles com enxofre podem não ter o cheiro muito agradável. Líquido ou em barra, vai depender da sua preferência.

2. Usar esfoliante - para aqueles que têm cravos ou não estão usando ácidos no rosto, pode ser válido. Quando se está usando creme com ácido, pode irritar a pele. Nesse caso, dispense o esfoliante (o ácido já faz a esfoliação!).

3. Usar adstringente e tônico - para suplementar a limpeza diária da pele. Não costumo recomendá-los, mas há quem goste. Então, o adstringente fica para quem tem a pele extremamente oleosa e o tônico para quem deseja complementar a limpeza e deixar a pele mais hidratada. Evite aqueles que contêm álcool, pois pode arder.

4. Fazer a hidratação da pele - cuidado para não piorar a oleosidade ou deixar aquele brilho desagradável aos olhos. Use produtos indicados para a pele oleosa, com efeito mate (sem brilho). Beber bastante líquido também faz bem para a pele!

5. Lembrar o uso do protetor solar - aquele capaz de controlar a oleosidade ou não piorá-la! Existem também opções de protetor com cor para a pele oleosa, o que ajuda a disfarçar as manchinhas das espinhas.

6. Remover os cravos com esteticista (e não você mesmo!) - em geral, os cravos que já existem não costumam desaparecer com o tratamento e devem ser removidos por alguém experiente para não inflamar ou marcar a pele.

7. Usar maquiagem - contanto que seja apropriada à pele oleosa e que se faça uso de um demaquilante. Se você usa maquiagem diariamente e não segue esses cuidados, pode piorar espinhas e cravos.

8. Cuidado com a alimentação - como já expliquei em outra postagem, evite alimentos doces, chocolates e observe suplementos alimentares, pois podem piorar espinhas!

9. Fazer o tratamento com dermatologista - com produtos para combater a causa dos cravos e espinhas. Os derivados do ácido retinóico (tretinoína, a isotretinoína e o adapaleno) são fundamentais, mas podem irritar a pele, especialmente com a exposição ao sol. Para aqueles com a pele sensível, pode-se optar por produtos à base de gluconolactona.

10. Em casos selecionados pelo dermatologista, usar antibióticos para passar na pele ou tomar - para desinflamar espinhas. Existem produtos à base de peróxido de benzoíla, mas pode manchar roupas (roupas coloridas podem ficar com manchas claras). Espalhe bem e espere secar, assim é mais difícil dar manchas.

Aproveite as dicas acima para manter uma pele bonita no verão e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário