segunda-feira, 23 de abril de 2012

"Será que isso no meu pé é calo ou é verruga?"


Tenho visto que há muita gente por aí confundindo calosidade nos pés com verruga plantar.

A calosidade se forma pelo trauma repetido naquela região do pé, que pode ser devido a sapatos apertados ou de salto alto, postura inadequada ao pisar ou por alterações ósseas. Quanto mais a pele está ressecada, mais ela sofrerá com o atrito.

Trata-se a calosidade com a mudança de hábitos, o uso de palmilhas ortopédicas, com proteção para calçados, hidratação dos pés com cremes, lixamento leve, acompanhamento com podólogo e, às vezes, com produtos redutores de calosidades prescritos por médicos. Quando o problema está nos ossos do pé, a consulta ao ortopedista é necessária.

Já a verruga plantar, é uma alteração na pele causada por uma infecção por um dos tipos de HPV (vírus papiloma humano). Para muitos, passa despercebida, como um calo. O problema é que à medida que o tempo passa, essa infecção fica mais profunda e pode causar dores ao andar, correr ou usar sapato alto.

Popularmente, a verruga plantar é conhecida como "olho de peixe". O contágio se dá pelo contato com ambientes contaminados pelo vírus, como piscinas, saunas, banheiros públicos, objetos. Mas não é todo mundo que entra em contato que desenvolve a lesão. Depende da sua imunidade (defesa) contra o vírus da verruga.

O ideal é o paciente não mexer na verruga em casa, pois pode contaminar materiais como tesoura e alicates, outras pessoas ou espalhar as verrugas. Deve-se tratar com produtos prescritos pelo dermatologista e com procedimentos feitos no consultório médico. Quanto mais tempo existe a verruga plantar, mais tempo pode ser preciso para curá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário