quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Melanoma ocular acomete fatalmente o cantor Roberto Leal



Um tema recente nas redes sociais foi o melanoma, câncer que infelizmente acometeu de forma fatal o cantor português Roberto Leal (que a família receba apoio e conforto nesse momento difícil!). Fiquei intrigada sobre o seu tipo de melanoma, o ocular.

O melanoma é um câncer originado nos melanócitos, células que dão cor à pele, aos cabelos e aos olhos. Em geral são "pintas" escuras "esquisitas", assimétricas, com bordas irregulares, com cores diferentes na mesma lesão, que podem surgir de repente ou modificar com o tempo (procurem o dermatologista sempre que perceberem algum destes sinais!). 

Dentre os cânceres de pele no Brasil, o melanoma corresponde a cerca de 3-4%. A depender da profundidade do melanoma na pele, pode haver a disseminação para o sistema linfático (gânglios) e outros órgãos do corpo, causando metástases. O diagnóstico precoce, que consegue identificar o melanoma num estágio mais superficial, pode curar o paciente! Por isso a importância de todos conhecerem esse assunto (já publiquei alguns posts aqui no blog sobre melanoma - deem uma olhadinha!!!).

Com o fato ocorrido com o cantor, senti a necessidade de buscar mais informações sobre o melanoma ocular. Entre os tipos de melanoma, o ocular corresponde a 5% dos casos e é o tumor ocular mais comum. Não se sabe a causa precisa do melanoma ocular, mas há alteração genética nas células melanocíticas, que se proliferam de forma maligna. Pode atingir diferentes partes do olho, como vocês podem ver na figura abaixo:



O melanoma ocular pode não causar sinais ou sintomas, mas fique atento para consultar o oftalmologista se apresentar sensação de flashes ou areia nos olhos, manchas escurecidas na íris (área que dá cor aos olhos), mudança no formato da pupila (que é a área circular "preta" no centro da íris, que se contrai ou dilata), visão ruim ou borrada, ou perda do campo de visão.

E quem está mais sujeito a ter melanoma ocular? É semelhante ao risco do melanoma na pele: pessoas de pele clara, olhos claros, com síndrome de nevos displásicos (múltiplas "pintas" com formatos irregulares) e maior exposição à radiação ultravioleta (UV) natural ou de câmaras de bronzeamento artifical (proibidas no Brasil!!!). Fatores genéticos hereditários podem deixar a pessoa mais suscetível ao melanoma. Alterações na pigmentação da região ocular ou uma condição chamada melanocitose uveal aumentam as chances de melanoma ocular. 

O tratamento do melanoma ocular vai depender do seu tamanho e da localização, e presença de metástases. Uma equipe multidisciplinar vai dar o suporte adequado. 

Assim, além dos cuidados de rotina com as "pintas" e manchas escuras na pele (incluindo couro cabeludo, unhas, boca, região genital), que sempre reforço, fiquem atentos ao que comentamos aqui, sobre as manchas e as alterações oculares! Uma avaliação oftalmológica anual vale como um checkup geral da saúde dos olhos. Procure o oftalmologista sempre que sentir algo diferente na visão. 

Outra lembrança importante, usar óculos com proteção UV! Acessório importante na exposição solar, além dos já recomendados protetor solar e chapéus.

Abraços,
Giselle Barros

https://www.cancer.ca/en/cancer-information/cancer-type/eye/eye-cancer/cancerous-tumours/?region=on

Nenhum comentário:

Postar um comentário