quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Quanto tempo leva para ver o "botox" funcionar?



Tem vários pacientes que me procuram para fazer "botox" e acham que já vão sair do consultório com o efeito do tratamento... Não! Infelizmente não é na hora que você vai perceber o resultado da aplicação. Por quê?

A toxina botulínica, popularmente conhecida por Botox, é uma proteína que "atrapalha" a liberação  pelo nervo de uma substância que induz a contração muscular. Assim, o resultado da aplicação do botox em alguns pontos de músculos da face é o relaxamento desses músculos, com suavização das linhas de expressão. Para se atingir esse efeito, alguns dias são necessários. 

Imediatamente após a aplicação do botox, a sensação de que algumas rugas sumiram é por conta do edema (inchaço) causado em cada ponto de injeção do produto. A toxina botulínica é um pózinho que é diluído em soro fisiológico e essa solução é, em seguida, aplicada por injeção em pontos estratégicos planejados pelo dermatologista. Os pontos de aplicação ficam parecendo "bolinhas", inchadinhos, tipo picadas de insetos. Com o passar das horas, esse inchaço local vai diminuindo e desaparece. 

Após 2-3 dias os pacientes começam a observar áreas de relaxamento muscular, algumas rugas vão sumindo ou amenizando, ocasionalmente alguns movimentos da face podem até ficar assimétricos por alguns dias (não se assustem e aguentem firmes! o rosto está em adaptação ao produto!), até que o efeito vai chegando ao máximo, em 15 dias. Nesse momento, obtém-se o resultado final da  aplicação de botox. Sempre peço para o paciente voltar próximo aos 15 dias para reavaliação da expressão e das áreas tratadas. Caso haja alguma assimetria, faz-se a correção.

Ao longo dos meses seguintes à aplicação, a toxina botulínica perde a atividade e a proteína que ela "atrapalhava" se regenera, permitindo o músculo voltar a contrair. Em geral, após 4 meses, o efeito do botox passou - infelizmente :(

Assim, programar a aplicação de botox é muito importante, especialmente para aquelas pacientes que vão casar, ou querem estar bonitas para uma festa ou mesmo para o Natal e o Revéillon, que estão chegando! Fazer um mês antes (ou até 2 meses antes) do evento a deixará com excelente resultado.

Um abraço 
Giselle Barros
Dermatologista com residência Na UNICAMP
CRM126424/ RQE33797
Atua na Clínica Dr David Uip - tel 3087-8144
email: ggiselles@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário