sábado, 9 de abril de 2016

Câncer - vamos tirar o peso do estigma da doença e do tratamento? É preciso leveza!


Câncer - vamos tirar o peso do estigma da doença e do tratamento? É preciso leveza! 

Um aprendizado que tive ao longo desses anos de vida é que precisamos enxergar os problemas como consequência de quem vive e está a caminhar em busca de realizações. Uma tempestade inesperada ou um obstáculo no caminho podem nos fazer parar por um momento, pensar numa saída, buscar ajuda... Uma solução precisa ser encontrada. Às vezes o barco não toma a direção que queremos. Fazer o quê? Não vale nem muda ficar parado. É necessário adaptar-se à nova maré. Vida que segue!

Após enfrentar o tratamento de um câncer, jovem (podia ter acontecido aos meus 85 anos, não?), vi alguns planos de vida mudarem. A vida que parecia ser intocável foi beliscada de jeito (não pensamos na finitude, mas por que o câncer traz sempre essa ideia de que acabou?). E como, pra mim, a vida é mais preciosa que qualquer outra coisa, restou-me adaptar-me à nova realidade e construir novos caminhos que vão levar ao que desejo, a felicidade. E o que aprendi e acho ser bom, tento passar pra frente. 

Hoje convivo com muitas pessoas que passam pelo que passei. Tantos guerreiros... E meu desejo, ao acordar e deitar, é que enfrentem esse processo de tratamento/pós tratamento do câncer de forma mais leve. O "câncer" e seu tratamento precisam emagrecer pra gente conseguir dar conta da carga! Dieta já pra ele! :)

De fato, o câncer é uma doença com muitas lacunas na sua compreensão, no "por que aconteceu comigo", "como ficar livre dele" (cura? doença crônica?). Mas enquanto tivermos de dividir nossos dias com ele e suas incertezas, que a gente permita que tudo isso ganhe apenas um espaço, mas não nossa casa/vida inteira. 

Pra que isso aconteça, vejo que medidas são necessárias pra aliviar os efeitos colaterais do tratamento, além da óbvia melhora do conhecimento científico das causas e de como tratar a doença. 

Antes o tratamento do câncer era focado na doença em si, "custe o que custar", "faz parte". Hoje, compreendemos que como o paciente se sente durante o tratamento é fundamental. O foco não é a doença, mas o "doente". E tantas vezes ele nem se sente "doente"! Daí vem a carga do câncer e adoece mesmo. Efeitos adversos que trazem estigmas e afetam a qualidade de vida merecem por isso maior atenção. 

Como dermatologista de apoio no Centro Paulista de Oncologia (CPO), tenho tentado "emagrecer" o câncer e a quimioterapia, com a visão de quem está no mesmo barco e com o olhar médico, na tentativa de melhorar a qualidade de vida do paciente. 

Testemunhar uma paciente que passou pelo tratamento "carregando um peso mais leve" porque não perdeu o cabelo na quimioterapia (ela usou a crioterapia de couro cabeludo e teve sucesso) e sentiu-se acolhida (e "mimada") pela equipe, fez-me acreditar que estamos no CPO no caminho certo, ainda com muito a melhorar. Ela passou pelo tratamento com alegria e se questiona "sou louca?". Como ela diz, "os dias de quimio eram dias felizes". Tudo graças ao ambiente que encontrou, as pessoas que lá trabalham, à redução dos efeitos adversos e ao jeito que arrumou de levar a doença. 

Em contrapartida, vivenciei a dor de outra paciente que estava perdendo os cabelos durante a quimio e não teve acesso à crioterapia (mesmo que pra alguns casos a crioterapia não seja capaz de preservar os cabelos)... partiu-me o coração. Ou outro paciente em que a diarreia estava tão intensa que comprometeu seu sono.

Ambos os casos me reforçam a ideia de que precisamos sim buscar mais leveza no câncer e no seu tratamento, dar um jeito de minimizar seus efeitos na vida de quem o carrega, logicamente considerando-se a importância de se optar por métodos eficazes pra combater o problema, dose adequada da medicação etc.

Mas quais seriam as formas de "emagrecer" o tratamento? Penso em algumas linhas:
  • Reduzir efeitos colaterais: fadiga, náuseas, vômitos e diarreia são alguns exemplos 
  • Preservar os cabelos, cílios e sobrancelhas quando possível 
  • Reforçar cuidados com a pele e a beleza, autoestima
  • Promover melhora da qualidade do sono
  • Atividades pra redução da ansiedade e pra relaxamento: música, yoga, meditação, massagem, reflexologia
  • Grupos de discussão separados por estadiamento pra compartilhar dúvidas, angústias, alegrias
  • Tratamento psicológico, terapia
  • Cuidados na alimentação durante e após o tratamento
  • Orientação de atividades físicas durante e pós tratamento 

Convido interessados a debater o assunto, com a esperança de não só nós termos que perder peso na medida certa, o câncer também! :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário