quarta-feira, 11 de maio de 2016

A prática de exercícios para a busca de bem-estar e saúde


Há alguns anos, coloquei como prioridade na minha vida o tempo para exercícios físicos, pois muitas pesquisam mostram que ser sedentário é ruim para nossa saúde! E mexer o corpo traz muitos benefícios, entre eles a saúde cardiovascular.

Tenho procurado ler com mais frequência sobre o benefício da atividade física pra quem tem câncer e está ou não em tratamento.

Mas no campo do paciente com câncer, esse é um tema ainda em desenvolvimento. E hoje, pude conhecer um pouco do trabalho e aprender sobre o assunto com o Dr Jones, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque. Ele participou de um seminário transmitido pela internet chamado "A Field in Motion: Fighting Cancer with Exercise"  (Um área em movimento: lutando contra o câncer com exercício), bem interessante! Segue o link pra quem se interessar pelo tema: https://www.mskcc.org/community-affairs/programs-services/cancersmart/cancersmart-live-webcast-exercise (video em inglês).

Alguns pontos que me chamaram atenção:

- Escute seu corpo e se mantenha ativo! O corpo não foi feito para ficar parado! Nosso corpo foi feito para movimentar-se!

- Não há estudos comprovando que exercícios previnem ou trazem cura para o câncer, mas pessoas que se exercitam podem reduzir chances de ter câncer ou da doença recorrer em até 20-40% (estudos observacionais, ou seja, precisam-de estudos mais bem desenhados e válidos para comprovação disso).

- Atividades físicas por 150 minutos por semana para que tem câncer de mama e 300 minutos por semana para quem tem câncer colorretal podem reduzir recorrência de câncer (30min 5 x p sem ou 60min 5 x p sem).

- Ele comentou também um estudo em ratos em que o grupo que se exercitou e fez quimio teve melhor resposta ao tratamento do que o grupo que apenas fez quimio (a próxima fase será estudar isso em humanos).

- Alterne exercícios de alta intensidade com outros de intensidade leve ou moderada.

- Exercícios reduzem a fadiga durante a quimio! Olha que interessante! Menos remédios para fadiga e mais exercícios!

- Exercícios durante a quimio podem ajudar o coração a se recuperar melhor dos efeitos do tratamento (a quimio envelhece nosso corpo em até 10 anos! caramba!).

- Exercício demais faz mal! Pode reduzir a imunidade! Máximo de 300 min por semana.

- Respeite seu corpo e escute suas necessidades. Se não estiver bem para fazer atividade física, descanse. Quando se sentir melhor, comece com exercícios leves, 3 x por semana, e vá aumentando a intensidade.

- Consulte sempre seu médico para saber o que pode fazer de atividade física. Dependendo do estágio da doença, exercícios podem trazer prejuízos, como em pacientes com muitas metástases ósseas.

Legal, né? Então vamos praticar mais atividades físicas! Para bem-estar e saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário