segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como chegar nas festas de final de ano com a pele mais cuidada?


E não é que 2015 está nos finalmente? É, a vida vai passando, gente... e já já vem a época gostosa de renovar as esperanças e encher o peito de otimismo para um novo ano!

Muitos pacientes procuram cuidados dermatológicos nesse período do ano pra melhorar a pele para as confraternizações. Para certos tratamentos não temos o prazo adequado e por isso é preciso se preparar com antecedência para evitar a correria para os consultórios. Vejam só o tempo de recuperação para cada procedimento dermatológico e programem-se! 

1) Cremes com ácidos para renovação da pele, usados em casa - pelo menos um mês para notar alguma diferença na pele. Em 3 meses há um efeito mais visível. No início, alguns podem causar descamação e irritação, que se tornam menos intensas com o passar dos dias (mas em alguns pacientes essa irritação não passa! daí o tratamento deve ser interrompido e o dermatologista consultado).

2) Hidratantes para rosto e corpo - após a 1a semana de uso começa-se a sentir uma melhora da textura da pele, da maciez. Seu uso é encorajado como rotina diária! Pode melhorar inclusive a coceira na pele consequente ao ressecamento.

3) Peeling químico superficial - após a 1a aplicação pode haver descamação mais ou menos intensa (vai depender de cada paciente e do produto usado) no 2o ou 3o dia, com recuperação total da pele em 1 semana. O ideal para notar melhora da textura da pele, linhas finas e manchas, são 3 a 4 sessões, com intervalos que variam de 2-4 semanas entre elas.

4) Toxina botulínica ("botox") - a aplicação para suavizar as linhas finas do rosto é feita em um dia, mas reavalia-se o paciente em 15 dias para alguma complementação, quando necessária. O efeito do relaxamento muscular se inicia em 2-3 dias e em 15 dias dá pra ter ideia do resultado final desse tratamento, que dura de 4-6 meses. Quando algum vasinho é tocado pela agulha durante a aplicação na pele, pode haver a formação de hematomas, o que se desfaz em 7-15 dias.  

5) Preenchimento com ácido hialurônico - de imediato já dá pra ter noção do resultado do preenchimento do "bigode chinês", da olheira e do volume das bochechas, embora fique um pouco inchado (às vezes leva até um mês para desinchar). Os lábios costumam ficar bem mais inchados em comparação às outras áreas, mas esse edema é reduzido com o passar dos dias. Hematomas também podem ocorrer após o procedimento, com melhora em 7-15 dias.  O efeito do tratamento pode durar 10-12 meses.

6) Luz intensa pulsada - é um dos tratamentos com aparelhos que traz recuperação mais rápida, exceto quando se formam casquinhas (quando manchas ou vasinhos são tratados com maior energia), que podem levar de 7-10 dias para cair. Para o efeito de melhora da textura da pele, dos vasinhos e das manchas e estímulo de colágeno, programem-se para 3 sessões, com intervalos mensais.

7) Laser fracionado pixel ou CO2 - com o pixel a recuperação é mais rápida. Após a 1a semana, em geral, as casquinhas se vão e não costuma sobrar vermelhidão ou escurecimento da pele. Há melhora da textura e de algumas marcas mais superficiais após a 1a sessão, mas é bom se programar para 3, com intervalos de 30-45 dias, para uma mudança mais expressiva. Com o laser de CO2, as casquinhas também levam de 7-10 dias para cair, mas a vermelhidão pode durar mais alguns dias. Alguns pacientes pode apresentar também um escurecimento do local tratado e daí o cuidado pós procedimento é redobrado, com muito protetor solar e cremes clareadores. Dependendo do objetivo, o CO2 também precisa ser repetido em 2 meses.  

Consultem seu dermatologista e escolham o que desejam melhorar para as festas do final de 2015. Faltam 45 dais para o Natal e 52 para o Reveillon. Nem tudo acima poderá ser feito, mas ainda dá tempo de renovar a pele sim!


Adeus Ano Velho, adeus pele "velha"! Feliz Ano Novo, feliz pele "nova"! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário