sábado, 31 de janeiro de 2015

"Botox" sem preconceito. Você conhece os vários usos da toxina botulínica?


A toxina botulínica se tornou mais conhecida por um de seus nomes de marca "Botox", produzido pela empresa Allergan. Age paralisando os músculos de forma temporária (4-6 meses), interferindo na mensagem que o nervo dá para o músculo se contrair. Outras marcas disponíveis são o Dysport, o Xeomin, o Botulift e o Prosigne. Seu uso na Medicina é amplo.

Na Dermatologia, a toxina botulínica é um importante adjuvante na melhora do aspecto da pele, no alívio das rugas e dos músculos da expressão facial. Mas quando se fala em "Botox", ainda existe muito preconceito, provavelmente por casos de exageros da aplicação.

Existe o momento mais apropriado para começar o tratamento com toxina no rosto com fim de rejuvenescimento (de jeito nenhum em crianças/adolescentes, como foi noticiado há alguns anos!). Em geral, indica-se ao surgirem as primeiras linhas de expressão. Deixar para aplicar quando as rugas já estão marcadas e profundas traz pouco benefício.

Uso da toxina botulínica na Dermatologia:

- Para relaxamento da musculatura da expressão para alívio de rugas na testa, nos "pés de galinha", ao redor dos lábios.

- Para elevar a cauda da sobrancelha

- Corrigir sorriso gengival

- Suavizar rugas do pescoço

- Para suavizar determinados casos de cicatrizes de acne

- Excesso do suor das axilas, mãos e pés

Uso da toxina botulínica em outras especialidades médicas (neurologia, oftalmologia, cirurgia plástica, urologia):

- Espasmos musculares

- Casos de estrabismo

- Alguns tipos de dor de cabeça

- Casos de bexiga hiperativa

- Corrigir assimetrias por paralisia facial

Sou uma defensora do tratamento com toxina botulínica. Sinto na pele as mudanças que ele faz no relaxamento dos músculos faciais e na melhora de algumas cicatrizes que tenho na testa. Mas sua aplicação necessita de critérios, um bom conhecimento da história clínica do paciente, seus desejos/necessidades e sua anatomia.

Como visto, o uso na Medicina é diverso!

Avalie com seu especialista se você tem indicação e se está na hora de começar a aplicar a toxina botulínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário