segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Quem já teve ardor nos olhos ao usar maquiagem ou passar o filtro solar? Quais cuidados devo ter com os olhos nesse caso?


Quem já teve ardor nos olhos ao usar a maquiagem ou passar o filtro solar? Existe maquiagem "anti-alérgica"? Nesse mês contamos com a Dra Fernanda Cremasco, oftalmologista, que dá dicas de cuidados com os olhos nessas situações:

"Bem, não existe no mercado maquiagens anti-alérgicas, mas sim hipoalergênicas (podem causar menos alergia, mas não que nunca causarão alergia). 

Dos produtos atuais, acredita-se que as maquiagens minerais causem menos alergia, pois seriam livres de conservantes sintéticos, corantes, talco e fragrâncias. São produzidas à base de minerais extraídos do solo, com o mínimo de substâncias químicas sintéticas.

Se você tem maior sensibilidade, sugiro que inicie testando produtos de marcas com essa característica e tente escolher a que te proporcione um conforto maior.

As marcas mais conhecidas com esses produtos são: Clinique; Bourjois; Clarins; Artdeco; M.A.C.; Dermage; O Boticário (não tenho interesse comercial em nenhuma dessas marcas).

Algumas dicas para usar maquiagem e lente de contato:
  1. Aplicar maquiagem e cremes após colocar as lentes. Se alguma partícula ficar interposta entre a superfície da córnea e borda posterior da lente, haverá extremo desconforto e irritação dos olhos. Da mesma forma, as mãos devem estar limpas e livres de quaisquer cremes e produtos ao colocar as lentes.
  2. Bastante cuidado ao aplicar a máscara para cílios, para que não encoste na lente.
  3. Se possível, remova primeiramente as lentes antes de remover a maquiagem.
  4. Trocar a solução do estojo de lentes diariamente, pois mesmo após a higiene das lentes, resíduos se depositam na solução.
  5. Trocar o estojo a cada mês.
  6. Evite ultrapassar a validade das lentes, mesmo se as considerar em perfeito estado.

Em relação ao filtro solar, sugiro as seguinte opções:
  1. Soin-Anti-Rides Contour des Yeux CLARINS - 100% filtros minerais
  2. Anthelios dermo pediatrics- La Roche Posay (uso pediátrico) - Protetores indicados para crianças em geral têm menos filtros químicos e irritam menos os olhos.
  3. Avéne lait mineral 50                                     
Dra Fernanda Cremasco
Oftalmologista 
CRM 118190
Atende em Campinas - SP - Tel: (19) 3252-8422.

Nenhum comentário:

Postar um comentário