quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Tatuagem - que cuidados devo ter antes de fazer?


Quando se fala em tatuagem, vem à minha mente a experiência de um amigo. Na sua adolescência, ele quis fazer uma tatuagem, a contragosto dos pais. Não escolheu bem o tatuador e o resultado foi a insatisfação. Aquilo que era para ser um desenho de uma águia, mais parecia uma galinha! E por anos e anos ele permaneceu insatisfeito. Até que resolveu fazer outra para cobrir a anterior e levei um susto quando vi o tamanho e a cores escolhidas, com predominância do vermelho e do amarelo. Ainda bem que ele ficou feliz com a nova arte, não deseja retirá-la e nem teve reação aos pigmentos. Ufa! 

A tatuagem é a implantação de pigmentos na pele e pode ser intencional ou acidental. São utilizados sais e metais inorgânicos - como o mercúrio (vermelho), o cromo (verde), o manganês (lilás), o cobalto (azul), o cádmio (amarelo), o hidrato de ferro (ocre) - ou compostos orgânicos - como o sândalo (vermelho) e o pau-brasil (vermelho).

Retirar esses pigmentos da pele pode ser uma tarefa bem difícil. As cores preta e azul são as que possuem melhor resultado com o tratamento a laser, após várias sessões. O vermelho e o amarelo são mais resistentes.  O laser Q-switched é o mais usado. 

Alguns pigmentos podem causar reação alérgica, coceira e caroços no local da tatuagem, como o vermelho (mercúrio), por exemplo, além de outras alterações  inflamatórias na pele. É importante estar atento às mudanças na textura da pele tatuada e procurar um dermatologista para tirar suas dúvidas.

Alguns cuidados importantes antes de fazer uma tatuagem:

1. Pense bem! Por mais que exista a possibilidade de tratar, nada ainda faz voltar à pele normal. O tratamento da tatuagem pode deixar cicatrizes, pele mais clara no local onde foi aplicado o laser, a persistência de cores resistentes ou a piora na coloração da tatuagem.

2. Escolha um bom profissional e verifique as condições de higiene do material utilizado. Por favor, cuidado com a higiene! O equipamento perfura sua pele e pode transmitir doenças. Outro detalhe é que a tatuagem feita por tatuador profissional é mais difícil de ser removida, pois ele coloca mais profundo o pigmento, mas você ganha na qualidade da arte.

3. Avalie se você tem alergia a algum metal ou pigmento que será usado na tattoo. Se puder, consulte um dermatologista e faça um teste de contato. 

4. Pense mais uma vez no desenho escolhido, no número de cores, local onde vai tatuar e se vai trazer constrangimento no ambiente de trabalho.

Se for sua decisão fazer, que seja tomada com bom senso e que o deixe feliz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário