terça-feira, 4 de junho de 2013

Natação e hidroginástica - cuidados com a pele e os cabelos.


Piscina morninha e exercícios com menor impacto são alguns dos motivos para se optar pela natação ou hidroginástica. Fiz a escolha por ambos e estou adorando!

Após 5 meses da mastectomia e retirada de alguns linfonodos axilares, nadar "peito", "costas" e fazer exercícios de ginástica na água tem me ajudado muito na recuperação dos movimentos, na flexibilidade e na redução de dores, sem contar o benefício cardiorrespiratório e de perda de peso (nosso eterno embate com a balança!).

Porém, notei minha pele mais ressecada, o que é comum na prática desses exercícios.

Assim, vamos a algumas dicas:

- Usar touca de natação. Ela minimiza o contato dos cabelos com a água e o cloro.

- Evitar usar esfoliantes antes do exercicío, pois deixam a pele mais sensível ao cloro.

- Passar creme hidratante no corpo e rosto antes de entrar na água para formar uma película de proteção. Existem produtos hidratantes para os cabelos também. Uso um produto bifásico hidratante que deixa a textura do cabelo bem leve, da Gaboni, e tem ele da Schwarzkopf (BC Moisture Kick Cond. Spray Hidratante 200ml).

- Ao sair da piscina, é importante tomar um banho e usar sabonete e xampu para remover o cloro. Opte por sabonetes hidratantes, ou com óleo na composição, ou finalize o banho com óleos corporais. Ao sair do banho, use cremes hidratantes.

- Máscaras hidratantes capilares poderm ser usadas semanalmente. A depender da frequência dos exercícios, os cabelos ficam mais ressecados.

- Use chinelos nos banheiros e arredores da piscina, pois esses ambientes são mais propícios à contaminação por fungos e vírus.

- Use protetor solar (mínimo de FPS 30) se a piscina for exposta ao sol.

Esses cuidados servem também para as crianças, mas use produtos adequados à faixa etária.

Consulte um médico antes de começar a atividade para se certificar se é o momento e o tipo de exercício mais apropriado a você.

E xô preguiça!

5 comentários:

  1. Giselle, e as piscinas salinizadas ou ionizadas? O que vc acha delas? A Lara tá fazendo natação numa academia que a piscina é ionizada e aquecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia! Não sou "expert" no assunto, mas tenho lido a respeito.
      O tratamento por salinização usa cloro também, então, o ressecamento da pele é pelo mesmo mecanismo do processo comum de tratamento com cloro. A piscina ionizada parece trazer menos danos à pele, mas os cuidados com hidratantes após o uso deve ser mantido. O que você percebe na Lara? Bj

      Excluir
    2. A diferença que vi foi na frequencia de doenças respiratórias por conta da não irritação na mucosa, causada pelo cloro.

      Excluir
  2. Olá, Estou fazendo hidroginástica(adoro o exercício) seguirei seus conselhos quanto ao proteger os pés e uso de hidratante. Bjs.
    Sylvia(mãe Vanessa)

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Sylvia! Aproveita! Bom exercício! Bj

    ResponderExcluir