terça-feira, 7 de junho de 2011

"Caspa no couro cabeludo, descamação e vermelhidão no rosto - por que isso aparece?"


A dermatite seborréica é o nome da doença de pele que afeta principalmente o couro cabeludo e o rosto.

No couro cabeludo, ocorre a descamação, conhecida como caspa, às vezes com vermelhidão. No rosto, observam-se manchas avermelhadas com descamação na região das sobrancelhas, pálpebras, ao redor do nariz e na barba. Pode acontecer também em outros locais, como dentro e atrás das orelhas, região peitoral e axilas. Pode coçar.

É uma característica da pele de determinadas pessoas, com períodos de melhora e de piora. Essa inflamação pode ser desencadeada por fatores externos, como banhos muito quentes, uso de secadores de cabelos, produtos químicos irritativos para o couro cabeludo (tinturas, alisamentos).
O emocional também influencia. Nas situações de maior estresse, as lesões costumam piorar. Há também possível associação com um fungo comumente presente na pele.

O tratamento consiste em mudar os fatores desencadeantes do problema e usar alguns cremes e xampus com a orientação do dermatologista. Casos mais resistentes por vezes necessitam do uso de medicamentos tomados via oral.

No inverno, devido ao banho muito quente e o clima seco, a pele fica mais propensa a esse problema.

Portanto, banho morno e rápido e, no rosto, água em temperatura ambiente ajudam a manter a pele saudável!

44 comentários:

  1. tenho este problema, minha pele do rosto descama, quase diariamente. Já fui ao dermatologista e me passaram medicamentos manipulados (produtos me custaram um nota), porém fez efeito durante um tempo, e depois a descamação voltou. o remedio não fazia efeito. estou problema com estas descamaçoes, fico constragindo no trabalho com vergonha de focar o rosto no de outra pessoa, para que elas nao repare demais. se puder me dar alguma dica eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não deixe de procurar um dermatologista para tratamento!

      Excluir
  2. Para essas descamações no rosto uso Diprosalic pomada, passo e tiro o excesso depois!
    esperimente!
    lave antes, e tire o excesso de descamação, pode irritar a pele e ficar vermelho, mas é só na hora!
    depois de limpar passe a pomada, e depois passe papel higienico pra tirar o excesso pra que nao fique brilhando, oleoso!
    funciona no rosto e sobrancelhas, no couro cabeludo é inviavel por causa dos cabelos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas
      O diprosalic é um creme com derivados corticóides e deve ser usado sob prescrição médica. O uso contínuo pode causar efeitos adversos indesejáveis.

      Excluir
  3. Estou com o mesmo problema de enorme escamação do couro cabeludo e do rosto. Saem placas de escamação da testa e da orelha, na orelha saem liquido como agua onde coçam demais. No couro cabeludo já não tenho opção de que passar.
    Atte.
    Roberto Issao Kaji

    ResponderExcluir
  4. Fiz aquisição de hidratante, pois o problema no corpo todo parece ser de PSORÍASE, um hidratante a base de babosa, papaya ets.
    Mas de nada esta adiantando.
    Gostaria de uma dica de quem tem estes problemas.
    Atte.
    Roberto Issao Kaji

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Imagino o quanto esse problema afeta o dia a dia de vocês. Mas existe tratamento, com chance de controlar a dermatite seborréica.
    O ideal é consultar o dermatologista. Existem cremes e xampus que podem ajudar.
    O tratamento com corticoides pode ser usado, mas por pouco tempo. O uso continuo, como o uso de diprosalic, pode causar efeitos adversos na pele. Não é interessante.
    A psoriase é uma doenca que pode ser semelhante à Dermatite Seborreica quando acomete o couro cabeludo e é difícil para o paciente diferenciar uma da outra. E existem tratamentos especificos para cada uma delas. O papel do dermatologista é fazer essa diferenciação e indicar o melhor tratamento.

    ResponderExcluir
  6. já usei varios shapool e cremes ,mas nada ainda...desejo uma solução para essas manchas e descamação..agradeço a informação...flavia -SE

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávia! É preciso passar em consulta com um dermatologista para avaliar os tratamentos que você já fez, o que pode estar piorando suas lesões e discutir novas opções de tratamento. Não desista! Abs Dra Giselle Barros

    ResponderExcluir
  8. eu passo por esse problema a mais ou menos 8 anos
    lavo o cabelo com shampoo anti caspa, enchugo com toalha, mais 5 hrs depois ja começa a coçar, logo aparece uma escamação. atraz da orelha, no queixo,e no nariz, é horrivel ,e ainda mais que eu trabalho com pessoas. tenho vergonha medo de repararem, muito trsite essa situação, amanha irei procurar um Dermatologosta.

    OBS adorei o blog/site

    ResponderExcluir
  9. Olá John! Que bom que o blog está sendo útil para você! Bom tratamento!

    ResponderExcluir
  10. criss. eu tambem sofro com este problema passo até hidratante para disfarçar a descamação.já fui ao dermatologzista usei shmpoo e nada. socorro!!!!!! gostaria de saber se existe algum medicamento para ingerir ao invés de passar na descamação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tininha!
      Existem tratamentos na forma de comprimidos, como alguns antibióticos e alguns probióticos, que podem ser usados, mas sob orientação médica

      Excluir
  11. No meu caso, basta chover que a descamação no rosto aparece. Às vezes um dia antes de chover, a descamaçao já começa, eu até já prevejo se vai chover ou não pela existencia das descamações em meu rosto. Já fui a vários demartoligistas, alguns passar fórmulas que controlam inicialmente e depois tem efeito inúteis, o que mais deu certo foi um remédio que tem em pomada e em liquido de nome ADVANTAM, achei a modalidade líquida melhor. Atualmente estou consultando homeopatas, terapeutas holísticos e iridólogos, o que eu achar pela frente pois não aguento mais esse problema. Esse pessoal da medicina alternativa acusam a minha alimentação, "sangue sujo", problema no fígado, muito estresse... Mas a soluçao que eu quero, nada... Planejo consultar uma médica ortomolecular que tem na Bahia, o problema é que a consulta com ela é caríssima, mas seu tiver certeza de que esse problema será resolvido eu fazia um esforço e pagava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hamilton!
      A Dermatite seborréica precisa ser encarada como uma doença crônica da pele. Assim como na Diabetes, na Hipertensão Arterial, existem tratamentos que o paciente deve fazer e também medidas comportamentais, e é importante tentar conviver com os altos e baixos do problema. Sei que incomoda... Por isso, não desita de consultar o dermatologista e fazer acompanhamento. Sou da linha da Medicina baseada em evidências. Então tudo o que oriento é baseado em pesquisas científicas. Tome cuidado porque há médicos e não médicos orientando tratamentos sem comprovação científica, que podem funcionar ou não.

      Excluir
  12. Ola eu tbm tenho essa escamação no rosto,principalmente no nariz e no queixo,me sinto constrangida pois as pessoas ficam perguntando o que isso?me sinto mal e ja fui em varios dermatologistas e a cada medico remedios diferentes e nada,me ajudem meu i-mal babi-r-soares@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara,
      Você precisa continuar seu tratamento com um dermatologista. Não desista! Não é permitido e não aprovo consultar por email.

      Excluir
  13. Geralmente essa é uma doença que não tem cura porém controlada quando tratamos com medicação externa. Sofro disso a anos e sempre quando paro de usar a medicação o problema retorna. A única "possível" cura para esse caso seria o tratamento com a Isotretinoína, conhecido no mercado como Roacutan. É preciso fazer uma bateria de exames para o uso do medicamento e no caso das mulheres não podem de maneira alguma engravidar porque a Isotretinoina pode causar danos ao feto. O tratamento dura de 6 a 8 meses. É o mais eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sam,
      Não tem nada descrito na literatura científica que a Isotretinoína (um exemplo é o Roacutan) traga a cura da dermatite seborréica. Há alguns trabalhos feitos com baixas doses desse medicamento, que mostraram algum controle do problema. Não é o tratamento de primeira escolha. Essa doença é crônica, infelizmente, ainda sem tratamento curativo, mas de controle.

      Excluir
  14. Ola ...tbm tenho este problema e chegava a me assustar com o meu rosto ate que descobri um remédio barato e que resolve chama Therapsor...existe genérico...gente não cura mas some...ele é uma solução capilar...vc vai usar todos os dias no cabelo e no rosto...pingando o liquido no couro cabeludo e passando no rosto e orelhas etc...após 1 semana de uso,toda escamação some e a pele volta ao normal...use sempre protetor solar ....ai vc faz a manutenção 2 a 3 vezes por semana do produto...deixo o meu ate no banheiro...assim que tomo banho já passo....nunca mais tive problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heitor,
      Não indico o uso contínuo desse tratamento. Há riscos de efeitos adversos irreversíveis, além de criar dependência ao corticóide!

      Excluir
  15. Achei legal o seu blog, mas não acrescenta nada do que eu (e mais uma milhão de pessoas) estão acostumados a ouvir... "é dermatite ceboreica"; "tratamento paliativo", "controle", "tem que consultar um médico dermatologista"; etc, etc....e assim vamos levando a vida com este problema desgraçado.

    Tanto se condena a Medicina alternativa; mas a "Medicina baseado em evidências"; bandeira levantada por quem é formado em Medicina; não possui respostas para muitos problemas de saúde que aflige muitas pessoas no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  16. ola, tenho problema de caspa a muitos anos, as vezes eu tiro a caspa e no couro cabeludo sai um liquido, e depois fica um vermelhidao, fui ao dermatologista e me indicou pielus, nao adiantou, fui ao outro e me indicou outro nome e tambem nao adiantou, olhei na internet e uma pessoa tinha os mesmos problemas q o meu, usou o stiproxal e o inneov ds, queria saber se isso ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio,
      O Stiproxal é uma das opções de xampu para tratamento de caspa. O Innéov DS é um probiótico que o grupo Nestlé-Loréal lançou para tentar, através desse suplemento, trazer melhora na imunidade e proteger o paciente das crises de Dermatite Seborréica por mais tempo. Procure um dermatologista para orientar seu tratamento.

      Excluir
  17. tenho manchas vermelhas e descamação no rosto, estou usando protetor solar e tomando capsulas de ômega3 que tbm é um hidratante , está ajudando bastante.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Marina! O ômega 3 atua como anti-inflamatório para nosso organismo. Não há estudo diretamente relacionando seu benefício na DS, mas mal não faz.

      Excluir
  18. Parabéns pelo blog e suas orientações que nos dá uma direção à ser tomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, André!
      Caso tenha um tema do seu interesse, envie-me por email.

      Excluir
  19. eu tbm sofro me ajudem eu nao aguento mais...

    ResponderExcluir
  20. Ola...
    Meu marido sofre com esse problema,a testa, a sobrancelha e o nariz ficam avermelhados e ressecados logo quando ele sai do banho e em seguida começa a descamar.Ele usa protetor solar facial diariamente nas lesões.
    Gostaria de saber se isso ajuda ou só piora a situação dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      É importante que o banho seja de morno a frio e rápido (5 min no máximo). Quanto mais quente a temperatura da água e mais demorado, pior. O uso do protetor solar ajuda e a hidratação da pele também.

      Excluir
  21. Olá..uso diariamente xampu cetoconazol genérico.. Não posso ficar 1 dia sem usar que a descamação no rosto volta... Mas ele funciona..já faço isso a uns 15 anos...pois todos os dermatologistas que já fui recomendam o uso fo cetoconazol....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hugo!
      O cetoconazol xampu é uma opção para o tratamento da DS. Ele exerce ação antifíngica e antiinflamatória.

      Excluir
  22. Já fui em 3 dermatologistas diferentes e nada resolvido. Estou pensando em ir num alergista ou imunologista, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      Você pode consultar outros médicos para uma segunda/terceira opinião, ou afastar a possobilidade de outras doenças que podem ter semelhança à DS. Mas, se for dermatite seborréica, o dermatologista é o profissional mais indicado para seu tratamento.

      Excluir
  23. Eu tenho esse mesmo problema de vermelhidao e descamaçao. Estou eu acredito no fim do estagio da acne. Eu uso os mesmos produtos do combate a acne, mas nao funciona muito por que acaba voltando num curto periodo de tempo. Quando a pessoas perguntam o que é isso boto culpa nas espinhas(ACNE)... fico constrangido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan!
      Procure um dermatologista para melhor orientar seu tratamento. Nem sempre o que serve para uma doença de pele vai servir para outra.

      Excluir
  24. Tenho muita caspa e vivo intercalando marcas de xampu(denorex, cleartop, zanoc e celamina zinco) o que esta me dando um bom resultado. Também faço tratamento para escamação no rosco, estava usando o Protopic, porém agora no 3 tubo não esta tendo mais efeito. Pergunto tem alguma indicação?

    Grato e parabéns pelo blog.

    Att. Donizete

    ResponderExcluir
  25. Obrigada, Donizete!

    O que tento fazer na minha prática clínica é alternar produtos quando o tratamento anterior não está mais surtindo efeito. Não há um tratamento só e que resolva a dermatite seborréica, infelizmente.

    ResponderExcluir
  26. OLA EU TAMBEM ESTOU COM MESMO PROBLEMA ESCAMANDO NA TESTA E EMVOTA DO NARIZ , NAO TOMO BANHO QUENTE TOMO BANHO FRECO , NAO LAVO O ROSTO PRA NAO RECECAR ESTA CORRETO ? QUANDO TOMO BANHO A PELE SOLTA E FICA BRANCA EU TIRO A PELE QUE SOLTO , NUNCA USSEI REMEDIO TAVA USSANDO BEMACETIM MAS NAO ADIANTA E AS VEZES COÇA MUITO POR FAVOR ME AJUDE joaopaulofj@hotmail.com grato

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Dr.
    Tenho Dermatite Seborreica e quando chega a periodos frios minha pele do rosto começa a descamar e dar caspas, sempre usei Cetoconazol, em pomada em shampoo, até em comprimido mais desta vez, a dermatite foi resistente e de nada adiantou a utilização desses medicamentos. Ja passei em Dermatologista que me passaram medicamentos manipulados, de valores altos, nos quais não tenho que condições de arcar mensalmente, pois me torno um dependente desses cremes. E para ajudar-me tenho dermatite Atópica também a pó e ácaros domésticos, ou seja isso me prejudica e me traz situações bem desagradáveis! Ja fui em vários dermatologistas que só me passam cremes que não me ajuda em nada! Fisogel, Iso Urea La Roche Posay, e outros manipulados. Alguém sabe de um Dermatologista competente que poderia resolver meu problema?

    Parabéns pelo Blog!

    Att

    ResponderExcluir
  28. olá,não aguento mas quando chega o periodo de chuva meu rosto fica vermelho e escamando estou usando uma pomada seu nome é bactroban ou bacinantrat melhora ou piora.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo blog. Tem muitas informações que, com certeza, têm ajudado a esclarecer as dúvidas quanto as doenças de pele.

    ResponderExcluir