quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Quando é a hora certa de aplicar toxina botulínica?"


A toxina botulínica é popularmente chamada de "botox". Mas, na verdade, "botox" é uma marca de toxina botulínica. Existem algumas outras disponíveis no mercado brasileiro, como Dysport, Prosigne e Xeomin.

A toxina botulínica é uma substância muito usada na área da Dermatologia e Cirurgia Plástica para rejuvenescimento facial, com o intuito de prevenção e atenuação de rugas e linhas de expressão. Age paralisando ou relaxando a musculatura tratada. A pele do rosto fica mais lisa, melhora o olhar (eleva as sombrancelhas) e deixa um aspecto de rosto descansado.

Naquelas pessoas em que a mímica facial é muito marcante e em que já se observam algumas linhas suaves, essa técnica é importante para que se evite a acentuação das linhas de expressão. Isso pode acontecer mesmo na terceira década de vida (dos 20 aos 30 anos), e varia de pessoa para pessoa.

Aqueles com pele mais clara, tabagistas ou que se expõem ao sol sem fotoproteção estão mais propensos a desenvolver rugas precocemente.

O uso da toxina botulínica, portanto, é um tratamento adjuvante na prevenção das rugas. É importante o uso do protetor solar, o abandono do cigarro e o uso de produtos hidratantes e ácidos prescritos pelo dermatologista para prevenir o envelhecimento cutâneo precoce.

3 comentários:

  1. Será que eu já devo??? Tenho vontade, mas dizem que não preciso. Veremos...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Bia! Converse com um Dermatologista a respeito e tire suas dúvidas. Para algumas pessoas pode ser cedo, mas para outras, pode estar no momento certo de iniciar essa forma de prevenção. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Quanta informação ótimo de uma profissional esclarecida...amei! Estou te seguindo
    Venha conhecer meu blog tb, sobre meu filho.
    http://anaivensbaby.blogspot.com

    bjss

    ResponderExcluir