quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Quando é a hora certa de aplicar toxina botulínica?"


A toxina botulínica é popularmente chamada de "botox". Mas, na verdade, "botox" é uma marca de toxina botulínica. Existem algumas outras disponíveis no mercado brasileiro, como Dysport, Prosigne e Xeomin.

A toxina botulínica é uma substância muito usada na área da Dermatologia e Cirurgia Plástica para rejuvenescimento facial, com o intuito de prevenção e atenuação de rugas e linhas de expressão. Age paralisando ou relaxando a musculatura tratada. A pele do rosto fica mais lisa, melhora o olhar (eleva as sombrancelhas) e deixa um aspecto de rosto descansado.

Naquelas pessoas em que a mímica facial é muito marcante e em que já se observam algumas linhas suaves, essa técnica é importante para que se evite a acentuação das linhas de expressão. Isso pode acontecer mesmo na terceira década de vida (dos 20 aos 30 anos), e varia de pessoa para pessoa.

Aqueles com pele mais clara, tabagistas ou que se expõem ao sol sem fotoproteção estão mais propensos a desenvolver rugas precocemente.

O uso da toxina botulínica, portanto, é um tratamento adjuvante na prevenção das rugas. É importante o uso do protetor solar, o abandono do cigarro e o uso de produtos hidratantes e ácidos prescritos pelo dermatologista para prevenir o envelhecimento cutâneo precoce.

2 comentários:

  1. Será que eu já devo??? Tenho vontade, mas dizem que não preciso. Veremos...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Bia! Converse com um Dermatologista a respeito e tire suas dúvidas. Para algumas pessoas pode ser cedo, mas para outras, pode estar no momento certo de iniciar essa forma de prevenção. Abraços

    ResponderExcluir