domingo, 5 de outubro de 2014

Dermografismo - você consegue escrever na sua pele com a tampa da caneta? Isso lhe causa sintomas?

Se você consegue escrever na sua pele com a tampa da caneta, bem-vindo ao grupo dos 5% de pessoas que tem demografismo!

Nesses casos, ao se gerar um traumatismo na superfície da pele, ocorre vermelhidão e edema, sendo possível identificar e ler o que foi desenhado.

Até aí, ok. Mas o difícil é quando a isso se soma a coceira... O que poderia ser "divertido" passa a ser sim muito incômodo! Nessa situação, temos o dermografismo sintomático.

Esse é o tipo mais comum de urticária física e é visto bastante em pessoas jovens. A qualquer traumatismo na pele surge o desconforto, a coceira e o vergões, por vezes pior à noite. Onde aperta a meia, a calça ou o sutiã, ou onde encosta o colarinho da camisa ou o colar pode começar o prurido e daí a vermelhidão, que duram algumas horas.

Não se sabe o porquê do surgimento do dermografismo sintomático. Da mesma forma que vem, ele pode ir embora, mas pode levar alguns anos para se ficar totalmente livre da urticária.

O tratamento consiste na mudança de hábitos - como usar unhas curtas, não esfregar bucha ou a toalha no corpo  no banho, evitar roupas e objetos apertados - e o uso de medicamentos "antialérgicos", prescritos pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário