domingo, 31 de outubro de 2010

Bromidrose ou osmidrose - o nome médico para o mau cheiro nas axilas


Bromidrose é um problema que afeta bastante a vida social e profissional. Muitos perguntam o motivo do mau cheiro.

A principal causa do mau odor é o aumento na produção de suor pelas glândulas sudoríparas e a decomposição de substâncias presentes no suor por bactérias que residem na pele, com a formação de um produto que tem odor desagradável (o ácido 3 metil 2 hexenóico).

O tipo de flora bacteriana na axila, a quantidade e o tamanho das glândulas de suor e talvez a herança genética fazem a diferença entre pessoas que tem bromidrose das que estão livres disso. A fase da vida também, pois na adolescência, por influência hormonal, o odor fica mais marcado.

A ingesta de alguns alimentos, como cebola, alho, curry e de álcool e o uso de alguns medicamentos (ex.: penicilinas) podem interferir no odor. Problemas endócrinos também.

Os tratamentos disponíveis podem ser não invasivos, como o uso de desodorantes, antitranspirantes, antibióticos tópicos, aplicação de toxina botulínica, iontoforese, laser Q-Swicthed Nd:YAG, com alívio temporário.

Há tratamentos invasivos - cirúrgicos - em que as glândulas sudoríparas são removidas. Esses tratamentos são mais eficazes, mas podem ter complicações como manchas roxas, infecção e cicatrização ruim.

Fontes:
Etiology and management of axillary bromidrosis: a brief review. Mao GY, Yang SL, Zheng JH. Int J Dermatol. 2008 Oct;47(10):1063-8.

Noninvasive treatment of bromidrosis by frequency-doubled Q-switched Nd:YAG laser. Kunachak S, Wongwaisayawan S, Leelaudomlipi P. Aesthetic Plast Surg. 2000 May-Jun;24(3):198-201.

http://emedicine.medscape.com/article/1072342-overview

Nenhum comentário:

Postar um comentário