quarta-feira, 19 de março de 2014

Seu pé está descamando? Já procurou saber a causa disso?


É tão comum receber no consultório pacientes com essa queixa: " Doutora, meu pé está descamando!".  E são várias as possibilidades aventadas por eles, e algumas são verdadeiras lendas urbanas.

Uma das campeãs é o ácido úrico. Não encontrei nada que mostre que seu aumento cause descamação na pele. Aumento do ácido úrico pode causar gota (inflamação de articulações, com dor e inchaço) e cálculos renais ("pedras" nos rins). Mas descamar a planta dos pés... não. Se alguém achar alguma evidência científica dessa relação me mande, por favor!

Outra causa seria a alergia. Sim, essa é possível. Há pessoas que desenvolvem alergia ao couro, à borracha, ao verniz do sapato, à cola usada nos calçados, enfim. E a alergia ocorre embora você sempre tenha usado a mesma coisa. É como um copo em que vai pingando água, gota a gota, e um dia transborda. Precisa da avaliação do dermatologista e existem testes para tentar identificar o agente causador da alergia.

A disidrose também pode levar à descamação nos pés. São aquelas vesículas pequenas, que às vezes se juntam e levam à descamação. Às vezes coça. Pode sumir e voltar depois de um tempo e pode também acometer as mãos. Não se sabe a causa. Pode ocorrer nos períodos mais quentes do ano, acompanhar um quadro infeccioso, ser devido a algum medicamento ou pode piorar com o estresse.

E uma outra causa de descamação muito comum é a micose superficial. Não adianta passar lixa ou usar creme hidratante! É preciso tratar com medicamento! E tem casos em que as unhas podem estar acometidas também. Os fungos ficam naquele "sambinha", do pé para as unhas ou das unhas para os pés. Daí, tem que tratar os dois. É importante saber quem mais da família está com a descamação causada pela micose, pois todos os que estão com a doença precisam ser tratados. E os cuidados de higiene são fundamentais, como cada um usar seu próprio calçado, evitar ficar descalço em locais públicos (banheiros de piscina, academia, alojamentos), limpar os calçados, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário