quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dicas para uma pele mais bonita


O interesse pelos cuidados com a pele está bem maior atualmente, né?

Boa parte das pessoas que me procuram no consultório tem o objetivo de deixar a pele mais bonita.

O que fazer? Quais as dicas?

Vou tentar resumir em alguns tópicos os principais cuidados:

1. Usar protetor solar, desde a infância. Tem trabalhos que mostram que o período em que a gente sofre maior agressão solar é na infância. Os danos acumulados da radiação levam ao envelhecimento da pele, surgimento de rugas, manchas e sardas. Esse é o principal cuidado que devemos ter: protetor solar, faça chuva ou sol, e várias vezes ao dia! Há aqueles que tem cor e facilitam nossa vida.

2. Hidratação da pele. Para uma pele hidratada, o corpo precisa se hidratar. E o uso de cremes adequados ao seu tipo de pele ajuda a manter a pele mais viçosa. Existem os que combinam hidratação e ação anti-radicais livres / antioxidantes.

3. Não fumar. Não vou nem comentar os danos maiores que o tabagismo causa. A pele também sofre. Os flavonóides do vinho tinto parecem ajudar. Mas não dá para abusar da bebida alcoólica.

4. Alimentação equilibrada. Doces, gorduras saturadas e frituras não ajudam não. Temos que cair na real! É preciso incluir na dieta diária frutas variadas, verduras, legumes, castanhas, proteínas (o colágeno vem daí!). Carboidratos e gordura boa na medida certa. Muitos procuram suplementos milagrosos. Ainda não existe! Algumas cápsulas podem ser indicadas, mas como complemento.

5. Praticar exercício físico. Faz o sangue circular, bota o coração pra trabalhar, acelera o metabolismo, queima calorias e ajuda a melhora a celulite e a flacidez.

6. Cremes com ácidos (retinóico e derivados, glicólico, kójico, entre outros) para renovação da pele, clareamento de manchas, prescritos pelo dermatologista.

7. Alguns tratamentos feitos no consultório ajudam na melhora da qualidade e textura da pele, como peelings químicos, de cristal, luz intensa pulsada e laser. Cada caso precisa ser avaliado pelo dermatologista. Existe um tratamento que é melhor para seu tipo de pele. O que sua amiga fez pode não ser indicado para você.

8. Preenchimento com ácido hialurônico. Ele vem repor o que a gente vai perdendo com o tempo. Aqueles sulcos que surgem perto do nariz e da boca, as linhas perto dos olhos e no colo, o sulco das olheiras (que dá aquela cara de cansaço...), o lábio que sumiu. Cada um tem sua indicação e o dermatologista sensato vai fazer o que é indicado para seu grau de necessidade. Por favor, nada de exageros!

9. Aplicação de toxina botulínica. Ajuda a minimizar as rugas que surgem com a expressão e que se acentuam com o passar dos anos. Existe um momento certo para fazer isso. Acho desnecessário em pessoas muito jovens. Cada caso deve ser avaliado.

10. Mente sã, corpo e pele sãos. Fazer coisas de que gosta, atividades que dão prazer, botar a cuca pra funcionar, encher o peito de afeto e distribuir afeto, cultivar o bom humor e afastar o estresse em excesso (já que um pouco vamos ter, não tem jeito...).

Muita coisa? Difícil?

Simbora por em prática! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário