sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como diminuir o suor nas axilas?



Com o aumento do calor, muitas pessoas apresentam piora na transpiração e se sentem mais incomodadas com as manchas de suor nas roupas. Existem aqueles que mesmo em temperaturas mais baixas transpiram em excesso.

Para o tratamento do suor excessivo, que chamamos de hiperidrose, podemos lançar mão de tratamentos tópicos, com soluções ou desodorantes com sais de alumínio. Existem produtos prontos no mercado, como o Rexona Clinical, o Spirial, a linha de desodorantes anti transpirantes da Vichy, entre outros.

Quando essa opção não surte o efeito esperado, pode-se fazer o tratamento das axilas com toxina botulínica, com bons resultados. Dói um pouco porque a toxina é injetada na pele através de picadinhas.  E a duração do efeito é de, em média, 4-6 meses.

Existem pessoas que optam pela cirugia para tratamento da hiperidrose, a simpatectomia torácica. Há casos de melhora do suor nas axilas, mas piora em outras áreas do corpo, fenômeno conhecido por hiperidrose compensatória.

Há também o tratamento da hiperidrose com um medicamento à base de oxibutinina. Estudos recentes mostraram o benefício dessa droga no controle do suor, mas ela pode causar efeitos adversos, como boca seca, retenção urinária e constipação.

Por vezes, o aumento do suor está relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes, alterações hormonais e obesidade. Nesses casos, deve-se tratar essas enfermidades para se obter melhora da hiperidrose.

Converse com o seu dermatologista sobre o tratamento mais indicado ao seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário