quarta-feira, 16 de março de 2011

O limão pode manchar a pele?


Sim, pode.

Mas muitas pessoas só descobrem que o limão pode manchar a pele quando passam pela situação.

Nos últimos dias, em pleno verão e após o carnaval, foi comum ver crianças e adultos no consultório com manchas acastanhadas, avermelhadas e alguns com bolhas na pele de início "espontâneo", sem se imaginar a causa.

Após a investigação, lembrou-se de que houve contato com o limão no preparo de uma batida, ao temperar a carne para o churrasco, ou na brincadeira com a fruta após colhê-la do pé.

O limão contém substâncias chamadas furocumarinas (psoralenos), que após a exposição solar causam reação inflamatória na pele. Após cerca de 24 horas surge a vermelhidão e pode-se formar bolha. Às vezes, a fase avermelhada é imperceptível, notando-se apenas a mancha castanha.


As plantas que mais comumente dão essa reação, chamada de fotodermatite (foto = luz; dermatite = inflamação da pele), são o limão, o figo, o nabo, o aipo, a cenoura, a tangerina, entre outras.

A prevenção é evitar o contato da planta na pele ou de seu suco. Se houver, lavar bem o local com água e sabonete. Se for se expor ao sol, passar protetor solar com proteção para UVB e UVA (esta última é o espectro de radiação que ativa as furocumarinas).

7 comentários:

  1. Ui, essa mão com bolhas tá sinistra!
    Bjo
    Thamara

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Tha. Mas já atendi a um caso bem semelhante... A paciente temperou a carne para o almoço e depois foi à praia. Ficou com verdadeiras queimaduras nas mãos. Isso é pra gente não esquecer mesmo de tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  3. Fikei com manchas de limão na mão, mas ja tem um mes. e agora eslas estão coçando muito e dando bolinhas..

    ResponderExcluir
  4. Sugiro procurar um dermatologista para avaliação e tratamento. Coçar pode piorar o processo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dra td bem?
    Estava procurando para postar no meu blog fotos de lesoes causadas pelo limão e achei aqui no seu blog. Peguei a foto e postei de onde eu tirei. Se vc não gostar é só me avisar que eu tiro.
    Vou aproveitar e te segui.
    Obrigada
    Beijus.
    luindica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tive uma queimadura de limão há alguns anos, e a dermatologista indicou hidratante apenas, foi na lateral do bumbum. Agora tem aquelas manchinhas amarronzada estão clarinhas, mas gostaria de saber como faço para remover? Existe algum tratamento caseiro ou clareamento a laser?

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula!

    As manchas que ocorrem após processos inflamatórios podem ser melhoradas sim. Há casos em que se usam cremes clareadores à base de ácidos, hidroquinona, entre outros, ou casos em que se indica laser. Para isso, consulte um dermatologista.

    ResponderExcluir