quarta-feira, 13 de março de 2013

Bolinhas ásperas nos braços e nas coxas - o que pode ser?

Esse problema é bem comum e as pessoas chegam ao consultório achando que se trata de alergia, cravos, espinhas ou brotoejas, mas se trata de queratose pilar.
 
É uma alteração no processo de queratinização da pele, nos orifícios de saída dos pelos. Em geral, afeta as áreas extensoras dos braços e coxas e o bumbum. Tem componente genético. Se você apresenta esse problema, procure observar quem mais da família tem, e daí é bem provável encontrar essa alteração no pai, na mãe ou nos irmãos.

Não há um tratamento para se ver livre pra sempre da queratose pilar, mas existem opções para melhorar. A hidratação da pele é muito importante. Deve-se passar bons cremes hidratantes após o banho e ao longo do dia. O banho deve ser morno e rápido. O banho quente remove a gordurinha de proteção da pele, que fica mais áspera. Às vezes esse problema melhora no verão, com os banhos de sol. Deve-se evitar roupas apertadas e não se deve manipular ou cutucar as "bolinhas", pois podem inflamar e deixar marcas.

No consultório médico, podem ser feitos tratamentos com peeling de cristal ou peeling químico. Existem alguns produtos prontos ou manipulados prescritos pelo médico que podem ajudar na melhora da textura da pele.
 
Pergunte ao seu dermatologista o que fazer.
 

3 comentários:

  1. Pois é.... eu tenho.. rsrsrs!!!
    E quase todos da familia...
    ai ai essa genética.

    ResponderExcluir
  2. kkkk.. pensei agora!
    Qdo vcs vierem aqui tu monta um consultório provisório pra atender quem tem essas bolinhas na família.. kkkkkkkkkkkkk... Vai trabalhar que só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Flávia! Combinado! Vamos dar um jeito nisso! :) Abraços

      Excluir