domingo, 25 de julho de 2010

Fotoproteção


O item principal para evitar o envelhecimento precoce e o surgimento do câncer de pele é a fotoproteção, que se baseia na tríade: uso de roupas adequadas, não se expor ao sol entre as 10h e as 16h e usar filtros solares de amplo espectro.

Existem roupas com fator de proteção à radiação ultravioleta (RUV) e até sabões em pó com substâncias que absorvem a RUV.

Na escolha do filtro solar, é importante se observar o nível de proteção à radiação UVB (medida em FPS - fator de proteção solar) e à UVA (medida em PPD - persistent pigment darkening ou em cruzes - 0 a 4). O ideal é usar um filtro com FPS mínimo de 15, que filtra 94% da UVB. Como, em média, não se usa a quantidade de protetor suficiente por superfície corpórea, oriento o uso diário de filtro com FPS 30 e, naqueles em tratamento por manchas solares, melasma, peelings, filtro com FPS 50.

Há várias marcas de filtros solares disponíveis ao consumidor, algumas atendendo a necessidades específicas, como de uso infantil, para peles oleosas, para peles sensíveis, com hidratantes, com base ou mesmo com agentes antioxidantes.

Consulte o dermatologista para avaliação do que melhor lhe é indicado, e use generosamente, com reaplicações durante o dia ou após sudorese intensa ou imersão na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário