domingo, 30 de novembro de 2014

Por onde andei: Memorial Sloan Kettering Cancer Center




Olá, queridos!

Estou voltando!

Após 1 mês em Nova Iorque, é hora de voltar para casa... Mais do que na hora! Esse frio não me pertence! :)

Vim aqui para aprender com o Dr Lacouture como ele trata as reações na pele, nos cabelos e nas unhas do paciente em quimioterapia e radioterapia. Ele é um renomado dermatologista e um dos maiores estudiosos do assunto aqui nos Estados Unidos (e no mundo!). Trabalha no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, importante centro de Oncologia e pesquisa nos EUA, onde tive o prazer de estudar nesse mês.


No nosso Brasil, essa é uma área que está em desenvolvimento. A participação do Dermatologista nos cuidados do paciente com câncer em tratamento ou mesmo após seu término é fundamental, mas poucos são os centros que tem um especialista na pele como integrante da equipe multidisciplinar que cuida do paciente com câncer. 

Isso precisa ser mudado! Sim, quem está enfrentando a luta contra o câncer tem meios de melhorar os efeitos adversos do tratamento na pele e melhorar sua qualidade de vida e sua autoestima! 

O Dr Lacouture é muito preocupado com o cuidado da pele do paciente com câncer. Ele escreveu um livro-guia muito bom com dicas e orientações sobre esse tema. Cobrei dele a tradução para o Português e até brinquei que se ele não o fizesse, eu o faria! :)

Acompanhando seu dia a dia no consultório, pude aprender que existe tratamento para diminuir a inflamação da pele durante a radioterapia, há tratamentos para ajudar o crescimento dos cabelos após o término da quimioterapia, e que algumas vezes a inflamação na pele e nas unhas pode ocorrer por bactérias que necessitam de um antibiótico específico. 

Existem muitos desafios pela frente, como estudar um meio de prevenir a queda de cabelos durante a quimioterapia e reduzir a ocorrência de inflamação e descolamento nas unhas com o uso de determinados quimioterápicos, entre outros. 


E me sinto instigada por esses desafios! Eles serão minha motivação maior de trabalho e pesquisa nos próximos anos. 

Vamos cuidar cada vez melhor da pele dos pacientes em tratamento e dos "cancer survivors"!