quarta-feira, 3 de julho de 2013

"Rosácea - por que o rosto fica vermelho e sensível?"




Há pessoas que acham lindo ter as bochechas rosadas. Mas para outras, isso é muito chato. Sem contar, quando se somam ao vermelho do rosto algumas bolinhas inflamadas ou amareladas.

A rosácea é uma alteração crônica que ocorre na pele de pessoas predispostas. A genética pode favorecer seu aparecimento, que, em geral, ocorre na 3a ou na 4a década de vida. Os vasinhos do rosto, que naturalmente relaxam (daí o rosto fica vermelho) e contraem (daí o rosto volta à cor normal), perdem esse mecanismo nas pessoas com rosácea. A região central da face costuma ser a mais atingida.

A rosácea  possui vários estágios. No primeiro, a região central do rosto fica avermelhada, com alguns vasinhos finos. Na segunda, observam-se bolinhas inflamadas no rosto, além da vermelhidão mais evidente. Na terceira, formam-se também nódulos (caroços internos) e a pele está bastante vermelha, com áreas inchadas. Às vezes, a rosácea se confunde com a acne (espinhas).

Existem outros tipos de rosácea, inclusive um que acomete a área dos olhos, em que se vê inflamação nas pálpebras e conjuntivite.

As pessoas que tem esse problema tem a pele mais sensível e ficam vermelhas com mais facilidade a depender de condições externas, como:

- tempo seco e frio
- calor
- alimentos quentes
- alimentos apimentados ou muito condimentados
- bebida alcóolica
- estresse
- exercícios físicos
- exposição solar

Há tratamento para controlar a rosácea. Vou dar algumas dicas:

- Maquiagem - bases ou corretivos com pigmento verde podem suavizar o vermelhinho
- Luz intensa pulsada - é um tipo de aparelho que ajuda a tratar a vermelhidão e os vasinhos do rosto
- Hidratantes com ação calmante, "anti-redness", próprios para quem tem rosácea
- Protetor solar - é muito importante! FPS 30, no mínimo
- Alguns produtos para passar no rosto prescritos pelo dermatologista, à base de ácido azeláico ou metronidazol. Não é qualquer creme que pode ser usado, já que a pele irrita com mais facilidade
- Antibiótico de tomar, via oral, para aqueles casos com lesões inflamadas ou rosácea oftálmica

Pra quem sofre desse incômodo, procure um dermatologista!