quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Doenças de pele comuns no verão


Estamos no verão, o período mais quente do ano. Algumas doenças da pele são mais comuns nessa estação. Vale a pena lembrar algumas delas e tomar os devidos cuidados:

Queimadura solar - para aqueles que abusam da exposição solar sem proteção adequada na praia, na piscina ou na prática de esportes ao ar livre, esse é um problema comum. A pele fica muito vermelha, sensível ao toque e às vezes com bolhas. Recomendações: usar protetor solar de FPS 30 ou mais e com proteção UVA, lembrando-se de repassar o protetor a cada duas horas e ao sair da água ou após ter transpirado muito, permanecer em locais cobertos, usar chapéus de aba larga e roupas adequadas. Preferir os horários de menor incidência de radiação ultravioleta (até as 10h da manhã e a partir da 16h) e beber bastante líquido. Se ocorreu a queimadura, deve-se reforçar a hidratação da pele. Os casos mais intensos e desconfortáveis devem ser avaliados pelo Dermatologista.

Intertrigo - lesões avermelhadas que aparecem nas áreas de dobras (abaixo das mamas, virilhas, axilas, abdome), nos locais de fricção da pele, especialmente nos dias quentes e úmidos. Pode ter sobreposição de infecção por fungos, como a candida. Recomendações: manter essas regiões da pele secas e arejadas, usar roupas de algodão, frouxas, e talcos antitranspirantes.

Candidíase - aparece bastante no verão. A forma cutânea é frequente nas mulheres, gestantes, diabéticos e obesos, especialmente nas dobras de pele abaixo das mamas, abdome, virilhas. As mulheres também sofrem mais com a candidíase vaginal (corrimento esbranquiçado com prurido e vermelhidão na região genital). Recomendações: semelhantes àquelas para o intertrigo. Procure o médico para tratamento.

Outras micoses - terrenos contaminados por fungos, como a areia da praia, pisos e banheiros de clubes, são fontes comuns das micoses do verão. Aparecem lesões nas plantas dos pés, entre os dedos, nas virilhas, nas unhas, entre outros locais. A coceira pose acompanhar o quadro. O desenvolvimento dessa alteração na pele é facilitado pelo calor e alta umidade. Recomendações: evitar andar descalço em locais públicos. Sapatos fechados devem ser alternados no dia a dia e deixados ao ar livre e ao sol. Usar meias de algodão e talcos antitranspirantes, roupas arejadas. Não compartilhar calçados, roupas, toalhas, materiais de manicure. Não levar animais domésticos para a praia. Procurar tratamento médico.

Melasma - manchas acastanhadas na face, especialmente nas bochechas, testa e buço que podem surgir ou piorar após a exposição solar. Recomendação: O ideal para as pessoas com tendência ao melasma é evitar "pegar sol". Mesmo o sol do dia a dia, sem proteção, pode acentuar essas manchas.

Ressecamento da pele pela piscina - as crianças são as que mais sofrem com isso. Ficam com a pele ressecada e com coceira. Recomendação: redobrar a hidratação da pele com cremes após o uso da piscina.

Brotoejas (miliária) - também mais comuns nas crianças no verão, essas lesões são, em geral, bolinhas vermelhas que aparecem no pescoço, tronco e axilas. Recomendações: as crianças devem usar roupas leves, de algodão, arejadas e tomar banhos durante o dia para refrescar. O uso de maisena ajuda a melhorar.

Picadas de insetos - com o aumento da temperatura, os mosquitos aumentam em número e as picadas aparecem e coçam. Recomendações: existem cremes prescritos pelo dermatologista para alívio das lesões. O uso de relentes ajuda, mas em alguns casos eles podem causar alergia. Existem marcas ideais para maiores de 6 meses e outras recomendadas para maiores de 2 anos.

Essas informações são meramente educativas. Toda lesão na pele deve ser avaliada pelo médico para ser tratada adequadamente. Evite o uso de medicamentos sem a prescrição de um médico.

E aproveitem bem o verão!