terça-feira, 25 de outubro de 2011

Unhas frágeis e quebradiças - O que fazer?


A queixa de unhas fracas e com descamação nas pontas é muito comum, especialmente entre as mulheres.

A unha é constituída por células unidas umas às outras por estruturas protéicas e a queratina é um componente importante. O seu percentual de água e de lipídios é baixo, e isso a torna mais suscetível à desidratação.

Quando ocorre o ressecamento ou a umidificação em excesso das unhas e a deficiência de algumas substâncias, essas células se desprendem com mais facilidade e surge a descamação.

Os agentes mais vistos como causa das unhas frágeis são o uso frequente de removedores de esmalte como a acetona, que resseca as unhas, o contato com água e produtos químicos irritantes, o uso de esmaltes por longo período, o formaldeído (comum nos esmaltes) e traumas por digitação. Doenças da tireóide, diabetes, doenças circulatórias, entre outras, podem causar alterações nas unhas.

O tratamento com biotina (uma vitamina) por alguns meses pode ajudar. O formaldeído presente em esmalte fortalecedores pode endurecer as unhas mas também pode deixá-las mais frágeis, além de poder causar alergia de contato. O uso de cremes emolientes é essencial (hidratação!). Usar luvas durante os serviços domésticos é interessante para se evitar o contato com a água e os produtos irritantes. Aqueles que digitam bastante devem manter as unhas curtas.

Problemas de saúde devem ser pesquisados e tratados adequadamente.

Deixar as unhas alguns dias sem esmalte contribui para a hidratação. As manicures comentam que isso é para as unhas "respirarem", mas, na verdade, é para hidratarem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário