domingo, 25 de julho de 2010

Fotoproteção


O item principal para evitar o envelhecimento precoce e o surgimento do câncer de pele é a fotoproteção, que se baseia na tríade: uso de roupas adequadas, não se expor ao sol entre as 10h e as 16h e usar filtros solares de amplo espectro.

Existem roupas com fator de proteção à radiação ultravioleta (RUV) e até sabões em pó com substâncias que absorvem a RUV.

Na escolha do filtro solar, é importante se observar o nível de proteção à radiação UVB (medida em FPS - fator de proteção solar) e à UVA (medida em PPD - persistent pigment darkening ou em cruzes - 0 a 4). O ideal é usar um filtro com FPS mínimo de 15, que filtra 94% da UVB. Como, em média, não se usa a quantidade de protetor suficiente por superfície corpórea, oriento o uso diário de filtro com FPS 30 e, naqueles em tratamento por manchas solares, melasma, peelings, filtro com FPS 50.

Há várias marcas de filtros solares disponíveis ao consumidor, algumas atendendo a necessidades específicas, como de uso infantil, para peles oleosas, para peles sensíveis, com hidratantes, com base ou mesmo com agentes antioxidantes.

Consulte o dermatologista para avaliação do que melhor lhe é indicado, e use generosamente, com reaplicações durante o dia ou após sudorese intensa ou imersão na água.

domingo, 4 de julho de 2010

Olheiras, um grande incômodo!


Ficar com aquele aspecto de que se está sempre cansado realmente incomoda demais. As olheiras afetam tanto os homens como as mulheres. Inúmeros fatores podem estar associados ao seu surgimento. A genética influencia. Se seu pai ou sua mãe possui, você tem chance de herdar. Outro lembrete é a falta do sono recuperador. Noites mal dormidas são causas de olheiras. Algumas doenças, como dermatite atópica, dermatite de contato na área dos olhos, também. Há casos decorrentes do acúmulo de pigmento ao redor dos olhos. Existem pessoas que tem a pele das pálpebras mais finas, com maior evidência dos vasinhos. Outras, tem flacidez ou excesso da pele das pálpebras, contribuindo para as olheiras. Algumas medicações tomadas via oral ou colírios podem levar à pigmentação periocular. Cada caso precisa ser avaliado pelo Dermatologista para se escolher o melhor tratamento. Dormir bem é um consenso. Há opções de ácidos e hidratantes para área dos olhos, uso de laser ou luz intensa pulsada e peelings químicos para a melhora das olheiras, que é lenta e gradual.

Medicamento para aumentar os cílios


Alguns pacientes com glaucoma observaram aumento dos cilios durante o uso de um colírio específico para o tratamento dessa doença. O laboratório fabricante, Allergan, estudou essa associação e desenvolveu um cosmético, Latisse, com a proposta de aumentar o tamanho dos cílios após 16 semanas de uso. É a base de bimatoprost e a forma como estimula o crescimento dos cílios não está definida. Esse produto foi aprovado pelo FDA em 2008 e aguarda liberação da Anvisa para ser comercializado no Brasil, pelo que pesquisei. Enviei email para a Allergan para informações mais atualizadas do processo. Lembrando, é um produto de prescrição médica! Pode apresentar alguns efeitos adversos, como irritação e escurecimento das pálpebras ou mesmo escurecimento da íris, a região colorida do olho.